Observe o seguinte fragmento: “Por exemplo no trânsito: Se ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2096245 Português
Observe o seguinte fragmento:
“Por exemplo no trânsito: Se o governo não quer que ultrapassemos certo limite de velocidade numa estrada, começa a aplicar multas para quem o ultrapassa. Como o dinheiro é a verdadeira linguagem universal, aquela que todos entendem em qualquer lugar do mundo, então de fato os motoristas começam a respeitar o limite de velocidade.”
Acerca desse segmento textual, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Texto Completo.

A economia funciona na base dos incentivos ou dos desincentivos. Por isso, por sua impressionante capacidade de mobilização social, a economia se tornou um instrumento de governo. Se o governo precisa estimular algum comportamento, costuma cortar cobranças ou impostos. Se ele precisa frear algum comportamento, costuma aumentar os impostos naquele segmento ou inventar alguma taxa qualquer. Por exemplo no trânsito: Se o governo não quer que ultrapassemos certo limite de velocidade numa estrada, começa a aplicar multas para quem o ultrapassa. Como o dinheiro é a verdadeira linguagem universal, aquela que todos entendem em qualquer lugar do mundo, então de fato os motoristas começam a respeitar o limite de velocidade. Sob esse ponto de vista, o imposto de renda é uma grande punição. É um desestímulo ao empregado se esforçar para ganhar bem. Se você ganhar acima da alíquota máxima, ganha uma multa de quase 30% de seu salário. Parece ingenuidade minha, mas o absurdo me soa tão grave, que nem sei se não há nessa cobrança absurda de 27,5% sobre o salário de quem ganha acima de determinado valor, algum estímulo subentendido para que o sujeito largue o emprego e parta para o empreendedorismo. De um certo ponto de vista, o imposto de renda seria um estímulo ao empreendedorismo. Afinal, uma Pessoa Jurídica paga proporcionalmente muito menos imposto do que a Pessoa Física. O imposto de renda é das imposições governamentais mais truculentas e insanamente aceitas pela população que eu já ouvi falar. O imposto de renda é uma multa que se aplica a quem ganha bem. 

O imposto de renda e a economia do desincentivo (Ronaud.com)

:)

Não vi o erro da letra D. Vou aguardar o comentário do Professor.

Eu fui de letra D,mas como a FGV geralmente tem 2 ou 3 respostas pertinentes ao assunto sendo a resposta escolhida conforme o entendimento do examinador eu errei mais uma questão, como vários aqui erraram e NÃO adianta criticar a banca e sim se aperfeiçoar cada vez mais da sua didática, pois quem precisa do cargo somos nós e NÃO e a banca.

O problema da questão é que o QC não colocou o texto completo.

A - O exemplo dado corresponde literalmente a um argumento em defesa da tese apresentada no texto. - ERRADO, o trecho corresponde a um EXEMPLO, que visa a corroborar a tese "Se ele precisa frear algum comportamento, costuma aumentar os impostos naquele segmento ou inventar alguma taxa qualquer"

B - Ao contrário do argumento, que mostra uma ideia geral, o exemplo expõe sempre um caso particular. CERTA

C - Nesse caso, o exemplo dado mostra a impertinência do argumento do texto, servindo de contra-argumento. Observando a letra A percebe-se que o exemplo CORROBORA, REFORÇA o arumento

D - O exemplo citado tem uma função explicativa de como funcionam legalmente os incentivos citados no texto. ERRADO, o trecho em questão mostra como funciona o DESESTÍMULO a uma conduta, e não incentivo

E - O exemplo referido tem uma função metalinguística de explicar segmentos textuais anteriores de difícil entendimento. ERRADO, não há linguagem abordando ela própria (metalinguagem)

Essa foi minha interpretação, caso haja equívoco ou tenham uma interpretação diferente estou aberta ao diálogo!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo