Em variadas pedagogias do teatro no contexto da escola, e ta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972787 Pedagogia
Em variadas pedagogias do teatro no contexto da escola, e também em diversas experiências do teatro profissional, a improvisação é parte intrínseca do processo de criação de cenas. Está para o teatro assim como o cálculo está para a matemática. Em processos com não atores, a participação do professor como mediador do jogos é fundamental para o sucesso da proposta. Presente em todas as etapas do processo, o professor terá diante de si um limiar muito tênue entre o estímulo exagerado, que poderá causar um bloqueio, e a cautela excessiva, que não ajudará o grupo a atingir os objetivos propostos.

Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que condiz com uma postura correta do professor coordenador de uma oficina de teatro mediada pela improvisação, de acordo com a perspectiva de Viola Spolin.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D. A proposição se alinha com as ideias de Viola Spolin, que é uma referência em teatro e em processos de aprendizagem baseados na improvisação. Spolin enfatiza a importância do "aqui e agora" e do jogo teatral como meio de descoberta e expressão pessoal. A abordagem dela não é apenas um método de atuação, mas uma filosofia educacional que valoriza a experiência e a participação ativa do aluno.

Na alternativa D, a ênfase recai sobre a necessidade do professor coordenador em manter um equilíbrio entre organização e liberdade. A disciplina imposta pode gerar inibição, enquanto que a liberdade pessoal não significa uma ausência total de organização. É crucial que o professor, neste contexto, desenvolva uma sensibilidade para com as necessidades e reações dos estudantes, promovendo um ambiente onde possam explorar e criar sem sentir-se inibidos por regras demasiadamente rígidas ou por uma disciplina excessiva.

Essa sensibilidade envolve compreender quando e como intervir no processo de aprendizagem, estimulando sem exageros, e sabendo recuar quando necessário para permitir a expressão espontânea dos participantes. Isso cria um espaço seguro para que os estudantes possam assumir riscos e experimentar, que é um aspecto central na aprendizagem baseada na improvisação.

A correta aplicação desse entendimento em uma oficina de teatro na escola pode levar a resultados significativos no desenvolvimento tanto das habilidades teatrais quanto das habilidades sociais e comunicativas dos estudantes. Para resolver esta questão, era necessário familiaridade com as teorias de Viola Spolin e um entendimento prático de como essas teorias se aplicam à dinâmica de uma sala de aula ou oficina de teatro. A resposta D reflete esses princípios e, portanto, é a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Liberdade pessoal não significa descartar a organização, mas disciplina imposta produz quase sempre inibição, assim, o professor coordenador necessita, além do conhecimento teórico, de um significativo componente de sensibilidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo