Os habitantes das Américas foram chamados de índios pelos eu...
Tendo o texto acima como referência inicial e por base os ditames da ordem social constitucional, assinale a opção incorreta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Súmula 650
OS INCISOS I E XI DO ART. 20 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL NÃO ALCANÇAMTERRAS DE ALDEAMENTOS EXTINTOS, AINDA QUE OCUPADAS POR INDÍGENAS EMPASSADO REMOTO.Art. 20. São bens da União:
XI - as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.
Portanto, as terras de aldeamento extintos não são bens da União, como afirmado na questão.
b) CORRETA. CF, Art. 232. Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.
c) CORRETA. O indigenato não se confunde com a ocupação. Sendo ele, fonte primária e congênita da posse territorial; é legítimo por si, não depende de legitimação. Já a ocupação é título adquirido, um fato posterior que depende de requisitos que a legitimem. (http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1602/Os-indios-em-face-a-Constituicao-Federal-88)
d) CORRETA. CF, art. 231, § 3º - O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.
e) INCORRETA. Súm. 650/STF: OS INCISOS I E XI DO ART. 20 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL NÃO ALCANÇAM TERRAS DE ALDEAMENTOS EXTINTOS, AINDA QUE OCUPADAS POR INDÍGENAS EM PASSADO REMOTO.
§ 3º - Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião.
O que é indigenato? Indigenato, fonte primária da posse territorial dos índios, é instituto não regido pelas normas tradicionais do Direito Civil e tem origem no Alvará de 01.04.1680, que consagrou o princípio de que, nas terras outorgadas a particulares, seria sempre reservado o direito dos índios a elas, como senhores primários e naturais. Em outras palavras, Indigenato é a fonte primária e congênita da posse territorial, isto é, é um direito congênito NÃO é um fato dependente de legitimação, diferentemente da OCUPAÇÃO, a qual é derivada de um título adquirido, dependendo de requisitos que a legitimem.
(CESPE – 2014 – PGE BA)
Pelo instituto jurídico do indigenato, título congênito conferido ao índio, o ordenamento jurídico brasileiro reconhece o direito dos índios de terem a sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, bem como os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las bem como proteger e fazer respeitar todos os seus bens. CORRETA.
Mais informações: https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2016/06/10/indigenato-tema-cobrado-no-edital-da-funai/
Lembrando ainda que não cabe usucapião de bens públicos
Abraços
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo