Acerca das finanças públicas e dos orçamentos, julgue o item...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Câmara dos Deputados
Q1237583 Administração Financeira e Orçamentária
Acerca das finanças públicas e dos orçamentos, julgue o item a seguir. 
Incorrerá em crime de responsabilidade a autoridade que determinar a realização de investimento público cuja execução ultrapasse um exercício financeiro se não houver prévia inclusão no plano plurianual ou lei que autorize a inclusão.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão acerca das finanças públicas e dos orçamentos, especificamente sobre as regras de planejamento da Constituição Federal de 1988

De acordo com o Manual Técnico do Orçamento (MTO), o orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada. No setor público, de acordo com a CF88, art. 165, temos basicamente 3 instrumentos legais de planejamento - estabelecidos por lei de iniciativa do Poder Executivo. Sinteticamente, do mais estratégico para o mais operacional, são eles:

(1) Plano Plurianual (PPA), estabelece Diretrizes, Objetivos e Metas (DOM), de forma regionalizada, para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, para 4 anos.
(2) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), compreende o detalhamento das metas e prioridades para cada ano, incluindo as diretrizes da política fiscal.
(3) Lei Orçamentária Anual (LOA), compreende a fixação das despesas e previsão das receitas, são os recursos necessários para a realização dos objetivos em cada ano, compreendendo o orçamento fiscal, da seguridade social e de investimento.

Feita a introdução do assunto, passemos a uma importante regra de planejamento estabelecida na Constituição, com vistas a dar efetividade ao PPA:
“Art. 167 § 1º Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade. "

Atenção! Esse dispositivo visa obrigar o gestor público a incluir investimentos plurianuais no PPA antes de seu início, contribuindo para o adequado planejamento das políticas públicas, sob pena de crime de responsabilidade.

Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:
Incorrerá em crime de responsabilidade a autoridade que determinar a realização de investimento público cuja execução ultrapasse um exercício financeiro se não houver prévia inclusão no plano plurianual ou lei que autorize a inclusão.

Gabarito do Professor: Correto

                                                                                  

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: certo.

CF/88

Art. 167

§ 1º Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo