Assinale a afirmativa INCORRETA.
Assinale a afirmativa INCORRETA.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nos atos comissivos, a responsabilidade do Estado pode incidir sobre atos lícitos e também ilícitos, desde que causem prejuízo a terceiros.
Gabarito letra C, nos termos do § 6º, do art. 37 da CF: § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
Auxiliando um pouco mais os colegas:
Nas hipóteses de omissão os danos não são causados por agentes públicos, e sim, por fatos da natureza ou fatos de terceiros, todavia, os danos causados poderiam ter sido amenizados ou evitados se não houvesse ocorrida omissão estatal. Assim, a responsabilidade do Estado é subjetiva, aplicando-se a Teoria da Culpa do Serviço Público ou “Faute Du service” ou Culpa Anônima ou, ainda, Culpa Administrativa.
De acordo com essa teoria, o Estado responderá pelo dano desde que o serviço público não funcione quando deveria funcionar, funcione atrasado ou funcione mal, sendo configurada a omissão nas duas primeiras hipóteses.
in https://www.jusbrasil.com.br/artigos/responsabilidade-subjetiva-do-estado/121944202#:~:text=De%20acordo%20com%20essa%20teoria,omiss%C3%A3o%20nas%20duas%20primeiras%20hip%C3%B3teses.
Realmente estava acreditando que se tratava de responsabilidade subjetiva quando em culpa anônima.
A responsabilidade da sociedade de economia mista que explora serviço com finalidade econômica é regida pelas disposições do Código Civil, assim como as demais pessoas jurídicas privadas.
Portanto, gabarito letra C.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo