Os Cursos de Educação Profissional Técnica de nível Médio, n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: Centec Órgão: Centec Prova: Centec - 2015 - Centec - Professor - Inglês |
Q761896 Pedagogia
Os Cursos de Educação Profissional Técnica de nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, tem carga horária mínima definida pela Resolução Nº 6 da CEB/CNE, no seu artigo 28. Fundamentado nesta afirmativa assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C, que afirma que a carga horária mínima para a formação do ensino Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, é de 1.200 horas, no mínimo, acrescida de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio.

Para resolver essa questão e entender por que a alternativa C é a correta, é necessário conhecer a Resolução Nº 6 da CEB/CNE, que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Esta resolução determina as normas para a organização e o funcionamento dos cursos técnicos, incluindo a carga horária mínima.

No contexto da educação destinada aos jovens e adultos, a modalidade de ensino técnico deve ser articulada com a educação básica, promovendo assim uma formação integrada. A modalidade de ensino que é destinada aos jovens e adultos (EJA) busca adequar o tempo de aprendizado e a carga horária às necessidades desse público, que geralmente busca conciliar estudos e trabalho.

A carga horária total, como determinado pela resolução, é divida entre o ensino médio e a formação técnica. São 1.200 horas dedicadas ao ensino médio, que proporcionam a base educacional comum, e outras 1.200 horas específicas para a formação técnica, que preparam o estudante para o exercício de uma profissão.

Portanto, a justificativa para a correção da alternativa C é que ela está alinhada com as diretrizes da Resolução Nº 6 da CEB/CNE, que estipula a carga horária mínima para os cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de EJA, garantindo que os estudantes tenham tanto a formação básica quanto a técnica profissionalizante adequadas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 28 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, têm a carga horária mínima total de 2.400 horas, devendo assegurar, cumulativamente, o mínimo de 1.200 horas para a formação no Ensino Médio, acrescidas de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio.

c) 1.200 horas, no mínimo, para a formação do ensino Médio, acrescida de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio. 

 c)

1.200 horas, no mínimo, para a formação do ensino Médio, acrescida de 1.200 horas destinadas à formação profissional do técnico de nível médio. 

Art.  28  Os  cursos  de  Educação  Profissional  Técnica  de  Nível  Médio,  na  forma 
articulada integrada com o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, 
têm  a  carga  horária  mínima  total  de  2.400  horas,  devendo  assegurar,  cumulativamente,  o 
mínimo  de  1.200  horas  para  a  formação  no  Ensino  Médio,  acrescidas  de  1.200  horas 
destinadas à formação profissional do técnico de nível médio. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo