Em uma conjuntura marcada pela precarização e desregulamenta...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRESS-AP Prova: Quadrix - 2022 - CRESS-AP - Agente Fiscal |
Q1993882 Serviço Social
Em uma conjuntura marcada pela precarização e desregulamentação do trabalho e pelo retrocesso dos direitos, destaca-se a importância das normativas que regulamentam o estágio supervisionado em serviço social, na defesa de um projeto de formação profissional comprometido com o projeto ético-político da profissão. No que se refere à Resolução CFESS n.º 533/2008 e à Política Nacional de Estágio em Serviço Social, julgue o item.

Tendo em vista a regulamentação da graduação em serviço social a distância, o CFESS normatizou a supervisão direta dos discentes a distância, possibilitando que o estagiário, o supervisor de campo e o supervisor acadêmico cumpram seus papéis em espaços distintos, desde que realizem encontros periódicos, por meio das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A supervisão de estágio é uma das atribuições privativas da profissão, segundo a Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8662/93), e exige a fiscalização dos CRESS. De acordo com a Resolução CFESS nº 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, considera que “o Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção da/o aluna/o no espaço socioinstitucional, objetivando capacitá-la/o para o exercício profissional, o que pressupõe supervisão sistemática. Esta supervisão será feita conjuntamente por professor supervisor e por profissional do campo, com base em planos de estágio elaborados em conjunto pelas unidades de ensino e organizações que oferecem estágio", em conformidade com o disposto no parecer CNE/CES nº 492/2001, homologado pelo Ministro de Estado da Educação em 09 de julho de 2001 e consubstanciado na Resolução CNE/CES 15/2002, publicada no Diário Oficial da União em 09 de abril de 2002, que veio aprovar as diretrizes curriculares para o curso de Serviço Social; considera ainda que a atividade de supervisão direta do estágio em Serviço Social constitui momento ímpar no processo ensino-aprendizagem, pois se configura como elemento síntese na relação teoria-prática, na articulação entre pesquisa e intervenção profissional e que se consubstancia como exercício teórico-prático, mediante a inserção do aluno nos diferentes espaços ocupacionais das esferas públicas e privadas, com vistas à formação profissional, conhecimento da realidade institucional, problematização teórico-metodológica". Sendo assim, encontramos no “Art. 2º", parágrafo único, da Resolução CFESS nº 533/2008, que para a realização do estágio supervisionado, a “instituição campo de estágio deve assegurar os seguintes requisitos básicos: espaço físico adequado, sigilo profissional, equipamentos necessários, disponibilidade do supervisor de campo para acompanhamento presencial da atividade de aprendizagem, dentre outros requisitos, nos termos da Resolução CFESS nº 493/2006, que dispõe sobre as “condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social"". Portanto, o cumprimento dos papéis das/os profissionais e estudantes envolvidos no processo estágio supervisionado em Serviço Social se configura a partir da inserção da/o aluna/o no espaço socioinstitucional.

Gabarito da professora: ERRADO


 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

so faltava essa

RES 533/08 fala sobre estágio, mas nada a respeito do ensino à distância.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo