A respeito do processo de adoção, analise as afirmativas a ...
A respeito do processo de adoção, analise as afirmativas a seguir:
I. A prioridade de guarda é para os pais que tiverem acordado,
nos casos consensuais. Não havendo acordo entre os pais,
segundo o artigo 1.584 do Código Civil, a lei dispõe da
atribuição da guarda dos filhos para aquele que tiver melhores
condições de exercê-la.
lI. O artigo 1.586 do Código Civil restringe a autonomia do juiz na decisão sobre guarda em casos considerados graves, tendo como condição a priorização dos filhos.
IlI. Havendo motivos graves, poderá o juiz, em qualquer caso, a bem dos filhos, regular de maneira diferente da estabelecida nos artigos antecedentes a situação deles para com os pais.
É correto o que se afirma
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Jurídico Abordado: A questão trata sobre o processo de adoção e a guarda de filhos conforme o Código Civil. Especificamente, analisa-se a atribuição da guarda e a autonomia do juiz em situações de litígio entre os pais.
Legislação Aplicável: Código Civil, especialmente os artigos 1.584 e 1.586 que regulam a guarda dos filhos e a atuação do juiz em casos de disputa.
Explicação do Tema Central: A questão foca em como a guarda dos filhos deve ser decidida quando não há consenso entre os pais, e as condições em que o juiz pode intervir, priorizando sempre o bem-estar das crianças.
Exemplo Prático: Imagine um casal que se separa e não consegue decidir quem ficará com a guarda dos filhos. O juiz, então, analisa quem tem melhores condições de oferecer um ambiente saudável e seguro para as crianças, podendo até decidir pela guarda compartilhada, se for o melhor para elas.
Justificativa da Alternativa Correta (Alternativa A):
- I. Correto: O artigo 1.584 do Código Civil estabelece que, na ausência de acordo, a guarda deve ser atribuída ao genitor que detenha melhores condições para exercê-la.
- III. Correto: O artigo 1.586 não existe. O correto é que o juiz pode, sim, decidir diferente dos artigos antecedentes se houver motivos graves que justifiquem tal decisão, sempre visando o bem dos filhos. O verdadeiro artigo que trata dessa possibilidade é o artigo 1.584, parágrafo 5º.
Análise das Alternativas Incorretas:
- II. Incorreto: O artigo 1.586 mencionado na questão não existe no Código Civil. A questão tenta confundir mencionando um artigo que não trata do tema, portanto, não há restrição à autonomia do juiz como mencionado.
- B. Incorreto: Inclui a assertiva II, que está incorreta.
- C. Incorreto: Considera apenas a assertiva I, ignorando que a III também está correta.
- D. Incorreto: Considera as assertivas I e II, sendo que a II está incorreta.
- E. Incorreto: Considera apenas a assertiva III, ignorando que a I também está correta.
Dicas para Evitar Pegadinhas: Sempre verifique se os artigos mencionados realmente existem e se eles estão sendo interpretados corretamente. Isso ajudará a evitar confusões em questões de múltipla escolha.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CÓDIGO CIVIL
Art. 1.584. A guarda, unilateral ou compartilhada, poderá ser:
I – requerida, por consenso, pelo pai e pela mãe, ou por qualquer deles, em ação autônoma de separação, de divórcio, de dissolução de união estável ou em medida cautelar;
II – decretada pelo juiz, em atenção a necessidades específicas do filho, ou em razão da distribuição de tempo necessário ao convívio deste com o pai e com a mãe.
Art. 1.586. Havendo motivos graves, poderá o juiz, em qualquer caso, a bem dos filhos, regular de maneira diferente da estabelecida nos artigos antecedentes a situação deles para com os pais.
Gabarito qconcursos: A
Marquei a alternativa E.
Não entendo o porquê de a assertiva I está sendo considerada correta. O Artigo 1584, §2º, do CC, é claro ao afirmar que, não havendo acordo, será aplicada a guarda compartilhada, diferentemente do que afirma a assertiva. Vejamos:
Art. 1.584. A guarda, unilateral ou compartilhada, poderá ser:
I – requerida, por consenso, pelo pai e pela mãe, ou por qualquer deles, em ação autônoma de separação, de divórcio, de dissolução de união estável ou em medida cautelar;
II – decretada pelo juiz, em atenção a necessidades específicas do filho, ou em razão da distribuição de tempo necessário ao convívio deste com o pai e com a mãe.
[...]§ 2 Quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, encontrando-se ambos os genitores aptos a exercer o poder familiar, será aplicada a guarda compartilhada, salvo se um dos genitores declarar ao magistrado que não deseja a guarda do menor.
Art. 1.586. Havendo motivos graves, poderá o juiz, em qualquer caso, a bem dos filhos, regular de maneira diferente da estabelecida nos artigos antecedentes a situação deles para com os pais. (III)
Que redação mal feita!
Vamos justificar cada uma das afirmativas:
**I. A prioridade de guarda é para os pais que tiverem acordado, nos casos consensuais. Não havendo acordo entre os pais, segundo o artigo 1.584 do Código Civil, a lei dispõe da atribuição da guarda dos filhos para aquele que tiver melhores condições de exercê-la.**
Essa afirmação está correta. Nos casos consensuais, ou seja, quando há acordo entre os pais, a prioridade é para os pais que concordaram. No entanto, se não houver acordo, o artigo 1.584 do Código Civil estabelece que a guarda será atribuída àquele que apresentar melhores condições para exercê-la.
**II. O artigo 1.586 do Código Civil restringe a autonomia do juiz na decisão sobre guarda em casos considerados graves, tendo como condição a priorização dos filhos.**
Essa afirmação está incorreta. O artigo 1.586 do Código Civil, na verdade, confere autonomia ao juiz para decidir sobre a guarda, mesmo em casos considerados graves. A priorização é sempre em favor dos interesses e bem-estar dos filhos.
**III. Havendo motivos graves, poderá o juiz, em qualquer caso, a bem dos filhos, regular de maneira diferente da estabelecida nos artigos antecedentes a situação deles para com os pais.**
Essa afirmação está correta. O juiz tem a prerrogativa de regular a situação da guarda de maneira diferente se houver motivos graves, sempre visando o bem-estar dos filhos.
Portanto, a justificativa é que as afirmativas I e III estão corretas, enquanto a afirmativa II está incorreta.
Estudando para o Concurso Nacional Unificado? VOCÊ PRECISA DESSE MATERIAL!
Concurseiro(a), se você está em busca de um preparatório diferenciado para alcançar a aprovação nos concursos públicos, não deixe de conferir meu material exclusivo!
Flashcards (mais de 3000 questões) selecionadas a dedo.
Estratégia vencedora comprovada para a retenção definitiva do conteúdo estudado.
Resultados garantidos por autoridades no assunto.
Acesse o Instagram: Candy Concurseira e clique no link da bio para adquirir seu produto exclusivo e direcionar seu estudo ativo para outros patamares!
Estamos juntos nessa jornada rumo à aprovação! #ConcursoPúblico #Preparação #AprovaçãoGarantida #CandyConcurseira
Analfabeto funcional que redigiu a questão!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo