A diferença e igualdade de gênero vem sendo um tema bastant...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Psicólogo |
Q2044400 Psicologia
A diferença e igualdade de gênero vem sendo um tema bastante discutido atualmente pela sociedade. sobre essa temática, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra E.

A questão aborda o tema da diferença e igualdade de gênero. Para compreender essa questão, é importante saber que gênero é um conceito social e cultural, que difere do conceito biológico de sexo. Enquanto o sexo se refere às características biológicas, o gênero envolve as construções sociais e culturais sobre o que é ser homem ou mulher em uma determinada sociedade.

Vamos analisar as alternativas:

Alternativa A: "Equidade de gênero e igualdade de gênero são sinônimos." - Esta afirmação está incorreta. Igualdade de gênero refere-se a dar os mesmos direitos e oportunidades para todos os gêneros, enquanto equidade de gênero reconhece que, devido a desigualdades históricas, pode ser necessário oferecer recursos e apoio diferenciados para atingir a igualdade efetiva.

Alternativa B: "Devemos utilizar gênero como sinônimo de sexo." - Incorreta. Como mencionado, sexo refere-se às características biológicas, enquanto gênero é uma construção social que envolve papéis, comportamentos e identidades que a sociedade atribui aos indivíduos.

Alternativa C: "Entende-se que gênero faz parte de um construto biológico, sem levar em consideração questões históricas e sociais." - Também está incorreta. Esta afirmação ignora a natureza social e cultural do conceito de gênero, que envolve questões históricas e sociais.

Alternativa D: "A identificação de gênero como uma ideologia política nasceu no campo dos estudos feministas." - Incorreta. Embora o estudo de gênero tenha sido amplamente discutido em estudos feministas, a afirmação de que ele é uma "ideologia política" é uma interpretação errônea e muitas vezes utilizada por grupos que se opõem à inclusão dessa discussão nas políticas públicas.

Alternativa E: "O discurso da ideologia de gênero tem se reproduzido entre os setores conservadores, especialmente entre cristãos das igrejas católicas e protestantes, e parlamentares das bancadas do Boi, Bala e Bíblia, que durante (e após) o processo de aprovação do Plano Nacional de Educação (2014) e da Base Nacional Comum Curricular (2017) se posicionaram contra o estudo e discussão de questões relacionadas a gênero e sexualidade nas escolas públicas brasileiras." - Esta alternativa está correta. Ela reconhece que a resistência ao termo "ideologia de gênero" tem sido promovida por setores conservadores da sociedade, que têm se posicionado contra a inclusão de discussões de gênero e sexualidade na educação pública.

Entendendo o contexto social e político dessas discussões, conseguimos identificar por que a alternativa E é considerada correta pela questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Deputados das bancadas da ‘bala, boi e Bíblia’ atuam juntos em defesa de interesses próprios e aumentam poder do presidente da Câmara."

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/509963/noticia.html?sequence Acesso em: 07/05/2024

[GABARITO: LETRA E]

E) O discurso da ideologia de gênero tem se reproduzido entre os setores conservadores, especialmente entre cristãos das igrejas católicas e protestantes, e parlamentares das bancadas do Boi, Bala e Bíblia, que durante (e após) o processo de aprovação do Plano Nacional de Educação (2014) e da Base Nacional Comum Curricular (2017) se posicionaram contra o estudo e discussão de questões relacionadas a gênero e sexualidade nas escolas públicas brasileiras.

A alternativa E reflete corretamente o contexto histórico e político recente no Brasil, onde o termo "ideologia de gênero" foi amplamente utilizado por setores conservadores para se opor a discussões sobre gênero e sexualidade na educação. Esse discurso ganhou força durante os debates sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, sendo impulsionado por líderes religiosos e parlamentares das bancadas conservadoras.

  • A) Equidade de gênero e igualdade de gênero são sinônimos.
  • Incorreto. Enquanto igualdade de gênero busca garantir direitos iguais para todos, equidade de gênero reconhece as diferenças entre os gêneros e busca promover condições justas para compensar desigualdades históricas.
  • B) Devemos utilizar gênero como sinônimo de sexo.
  • Incorreto. Gênero refere-se a um construto social e cultural relacionado às identidades e papéis atribuídos a homens, mulheres e outros gêneros, enquanto sexo é um termo biológico.
  • C) Entende-se que gênero faz parte de um construto biológico, sem levar em consideração questões históricas e sociais.
  • Incorreto. Gênero é amplamente entendido como um construto social que reflete as relações e expectativas historicamente construídas, indo além do biológico.
  • D) A identificação de gênero como uma ideologia política nasceu no campo dos estudos feministas.
  • Incorreto. O conceito de "ideologia de gênero" foi introduzido por setores conservadores como uma crítica aos estudos de gênero, e não como parte do pensamento feminista, que trabalha com a desconstrução de desigualdades e opressões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo