Ivan tem 42 anos e está há quatro anos na mesma função em u...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa B é a correta.
Alternativa Correta: B
A alternativa B descreve o burnout como um conjunto de reações que se relacionam à despersonalização, exaustão emocional e ao estresse crônico no trabalho. Isso está alinhado com a definição clássica de burnout, que é um estado de esgotamento físico e mental relacionado ao trabalho. O burnout é caracterizado principalmente por três dimensões:
- Exaustão emocional: Sensação de cansaço extremo e falta de energia.
- Despersonalização: Atitude de indiferença ou cinismo em relação ao trabalho e às pessoas.
- Redução da realização pessoal: Sentir-se incompetente e insatisfeito com suas realizações no trabalho.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa A: Esta alternativa está incorreta porque a realização profissional e a coerência da profissão com a construção de um projeto de vida, em vez de facilitarem a manifestação de burnout, geralmente atuam como fatores de proteção contra ele. O burnout está mais relacionado ao estresse crônico, sobrecarga de trabalho e falta de suporte.
Alternativa C: A alternativa menciona fatores genéticos como causa principal do aumento de casos de burnout, o que é incorreto. O burnout está relacionado a fatores ambientais e organizacionais, como condições de trabalho adversas, falta de apoio e alta demanda emocional.
Alternativa D: Embora esteja correta ao mencionar a necessidade de uma abordagem humanizada e clínica, ela não descreve o burnout de forma adequada. A alternativa falha ao não mencionar os principais sintomas e especificidades do burnout, e por isso não pode ser considerada correta.
Alternativa E: Esta alternativa está incorreta porque associa o burnout exclusivamente a ações da empresa que levam à demissão e reestruturação do quadro de funcionários. Embora tais fatores possam contribuir para o estresse, o burnout é um fenômeno mais abrangente e não se limita a esses aspectos.
Portanto, a melhor descrição sobre o burnout é aquela fornecida na alternativa B, que corretamente identifica o conjunto de reações relacionadas à despersonalização, exaustão emocional e estresse crônico no trabalho.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). O tratamento normalmente surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout#:~:text=O%20tratamento%20da%20S%C3%ADndrome%20de,mais%20tempo%2C%20conforme%20cada%20caso.
A alternativa B está correta. O termo "burnout" é utilizado para descrever um conjunto de reações emocionais e físicas negativas que podem surgir devido ao estresse crônico no trabalho. Isso inclui sentimentos de despersonalização, exaustão emocional e diminuição do senso de realização profissional. O caso de Ivan, com sintomas de ansiedade e agressividade, é condizente com a possibilidade de estar sofrendo de burnout, especialmente considerando seu tempo prolongado na mesma função e os requisitos exigentes do trabalho.
EPOSAU 2024!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo