De acordo com as normas regulamentares do Código de Ética do...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C é a alternativa correta, ou seja, é a resposta incorreta da questão. Vamos entender o porquê.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece diretrizes claras sobre as responsabilidades e restrições no exercício da profissão de psicologia. Ele visa garantir a integridade e a qualidade dos serviços prestados pelos psicólogos.
Alternativa A: Esta alternativa aborda a questão de atuar como perito, avaliador ou parecerista em situações de possíveis conflitos de interesse. A norma ética proíbe o psicólogo de exercer essas funções se houver vínculos pessoais ou profissionais que possam comprometer a objetividade e a qualidade do trabalho. Portanto, esta afirmativa está correta segundo o Código de Ética.
Alternativa B: O desvio de clientes para benefício próprio é uma prática antiética e é vedada pelo Código de Ética. Psicólogos devem agir de forma a evitar situações onde possam obter vantagens pessoais em detrimento dos interesses dos clientes ou da instituição. Portanto, esta afirmativa também está correta.
Alternativa C: Esta alternativa afirma que é incorreto levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, bem como transgressões ao Código de Ética. No entanto, o Código de Ética do Psicólogo estabelece que é dever do psicólogo denunciar práticas ilegais ou antiéticas. Logo, é incorreto afirmar que não se deve denunciar. Por isso, essa é a alternativa correta no contexto da questão.
Alternativa D: Prolongar desnecessariamente a prestação de serviços profissionais também é uma prática contrária ao que determina o Código de Ética, que preza por uma atuação responsável e centrada nas necessidades reais do cliente. Portanto, esta afirmativa está alinhada com as normas éticas.
Em resumo, a alternativa C é incorreta porque contraria o dever ético de denunciar irregularidades, enquanto as demais alternativas estão em conformidade com as responsabilidades e vedações do psicólogo segundo o Código de Ética.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
A questão refere-se às vedações do exercício profissional.A alternativa C é incorreta, pois trata-se de uma obrigação(Art 1º, L) e não de uma vedação.
Só se atentar pro que está sendo pedido
Achei a questão mal elaborada.
A alternativa incorreta faz referência a um dos DEVERES fundamentais.
Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:
l) Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste Código ou da legislação profissional.
Gabarito, letra C
a alternativa refere-se a um dever fundamental, deste modo nunca seria uma proibição.
Art 1º: São deveres Fundamentais do psicólogo:
L)Levar ao conhecimento das instâncias competentes o exercício ilegal ou irregular da profissão, transgressões a princípios e diretrizes deste código ou da legislação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo