A tenacidade à fratura de um material corresponde à energia ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q396334 Engenharia Mecânica
A respeito das propriedades dos materiais que podem ser obtidas por meio de ensaios mecânicos, julgue os itens subsecutivos.

A tenacidade à fratura de um material corresponde à energia que ele é capaz de absorver até sua ruptura. Matematicamente, essa propriedade é representada pela integral da curva tensão versus deformação, obtida em um ensaio de tração até à ruptura.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não confundir Resiliência com Tenacidade:

 

Resiliência : capacidade do material de absorver energia quando deformado elasticamente e devolvê-la, quando descarregado do esforço que provocou a deformação.

 

Tenacidade: capacidade do material deformar-se plasticamente e absorver energia antes da ruptura.

 

Ou seja, a Resiliência será a área abaixo da parte linear do gráfico tensão x deformação, enquanto a Tenacidade será a área inteira do gráfico.

Mas Tenacidade à fratura não é diferente? Pra mim a definição é: "A tenacidade à fratura de um material está relacionada ao nível de tensão elástica, a qual pode ser alcançada em torno da extremidade da fissura, antes do processo de fratura ser iniciado. Ou seja, é a capacidade elástica de resistir a tensões antes de gerar a fratura."

Discordo do gabarito, tenacidade é uma coisa e tenacidade à fratura é outra.

Tenacidade é definida como a capacidade de um material de absorver energia até a ruptura. A tenacidade cresce com a área total sob a curva tensão vs. deformação, a qual é uma indicação da quantidade de trabalho por unidade de volume que pode ser realizado no material sem causar a fratura.

Na Mecânica da Fratura a tenacidade à fratura é definida a capacidade do material resistir à propagação de uma trinca, medida pelo trabalho necessário para fazê-la crescer, e.g. em J/m². ou

Assim, por definição, a tenacidade à fratura é uma propriedade que representa a medida da resistência de uma material à fratura frágil quando uma trinca está presente

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/241323/mod_resource/content/2/AULA%20DE%20FADIGA%

20E%20FRATURA2.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo