Com relação à postura ética do tradutor / intérprete de LIBR...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q978364 Libras
Com relação à postura ética do tradutor / intérprete de LIBRAS no contexto escolar, algumas considerações devem ser destacadas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C. Vamos entender por quê:

C - O trabalho do intérprete deverá ser somente o de interpretar e não de ministrar aulas de sinais em sala de aula, o que descaracteriza sua função neste ambiente.

O intérprete de Libras tem como função principal facilitar a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, garantindo que a mensagem seja transmitida de forma fidedigna e sem interferência pessoal. No contexto escolar, isso significa interpretar o conteúdo das aulas, permitindo que estudantes surdos tenham acesso ao mesmo conhecimento que seus colegas ouvintes. Ministrar aulas de sinais não faz parte de suas atribuições, pois essa é uma função do professor especializado em Libras.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Ele é a figura mais essencial no processo de mediação da aprendizagem de crianças surdas, quando este estiver inserido no contexto da educação infantil.

Embora o intérprete de Libras desempenhe papel importante na comunicação, ele não é a figura mais essencial na mediação da aprendizagem. Esse papel cabe aos professores e especialistas em educação, que são responsáveis pelo planejamento pedagógico e pela execução das atividades educativas.

B - Ao profissional cabe apresentar todas as questões que envolvem o surdo em seu processo de aprendizagem, levando ao professor a insatisfação do aluno com relação ao seu aprendizado, mesmo que este não comunique.

Essa alternativa está incorreta porque o intérprete não deve interferir no processo de avaliação ou acompanhamento do aluno em sala de aula. Sua função é traduzir e interpretar, não mediar conflitos ou reportar insatisfações que o aluno não expressou diretamente.

D - O trabalho do TILS deve ser o mais transparente e fidedigno possível, especialmente quanto se trata de questões relacionadas a valores religiosos e políticos.

Embora a transparência e a fidedignidade sejam fundamentais, a menção específica a valores religiosos e políticos pode desviar o foco da função principal do intérprete. Sua atuação deve ser imparcial e concentrada na interpretação fiel da comunicação, sem juízo de valor sobre o conteúdo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo