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Q65016 Ciência Política
De acordo com a teoria política de John Locke, a propriedade já existe no estado de natureza e, sendo instituição anterior à sociedade, é direito natural do indivíduo, não podendo ser violado pelo Estado.
Alternativas

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Alternativa correta: C

A questão aborda a teoria política de John Locke e suas ideias sobre a propriedade no estado de natureza. Para resolver essa questão, é essencial compreender o conceito de estado de natureza e o direito natural segundo Locke.

Locke argumenta que, no estado de natureza, os indivíduos possuem direitos naturais, incluindo o direito à propriedade. Este direito é inalienável e preexistente à formação da sociedade e do Estado. A propriedade, para Locke, inclui não apenas bens materiais, mas também a vida e a liberdade. Segundo ele, o principal objetivo da formação de uma sociedade civil e do governo é proteger esses direitos naturais.

Portanto, a proposição apresentada na questão está correta, pois reflete com precisão o pensamento de Locke: a propriedade é um direito natural e não pode ser violado pelo Estado.

Justificativa da alternativa correta (C): A proposição é correta, pois está de acordo com a teoria de John Locke de que a propriedade é um direito natural que já existe no estado de natureza e, portanto, não pode ser violado pelo Estado. Locke vê a propriedade como um direito fundamental que o governo deve proteger.

Justificativa das alternativas incorretas (se houvesse):

Como a questão apresenta apenas uma alternativa correta (C) e uma incorreta (E), podemos afirmar que qualquer alternativa diferente de (C) estaria incorreta por não refletir corretamente a teoria de Locke sobre a propriedade e o estado de natureza.

Para reforçar o entendimento:

1. Estado de Natureza: Para Locke, é um estado de perfeita liberdade e igualdade, onde os indivíduos têm direitos naturais que incluem a vida, a liberdade e a propriedade.

2. Direitos Naturais: São direitos inerentes aos indivíduos e não dependem da sociedade ou do Estado. Para Locke, esses direitos são inalienáveis.

3. Função do Governo: Proteger os direitos naturais dos indivíduos, especialmente a propriedade, que inclui não só os bens materiais, mas também a vida e a liberdade.

Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender a questão e o pensamento de John Locke. Se precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição!

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Comentários

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Certa - Locke defende o Estado de natureza.
 

Propriedade não deve ser entendida como a acepção atual do termo. Para Locke, propriedade era tudo aquilo que material ou imaterialmente pertencia ao índivíduo. Um exemplo de propriedade, para Locke, seria a liberdade.
 olá.

pesquisando achei o seguinte:

O cerne do conceito de 
propriedade em Locke é que ela é um direito natural, ou seja, já existia no estado de natureza. Com essa concepção, refuta, apesar de sem mencionar diretamente, duas outras teorias: a doutrina de Hobbes e a de Pufendorf.

Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/7601/a-propriedade-em-locke#ixzz23YdVNIxk
Um dos pontos fundamentais de seu pensamento político se transformou sensivelmente quando o intelectual passou a questionar a legitimidade do direito divino dos reis. A obra que essencialmente trata desse assunto é intitulada “Dois Tratados sobre o Governo” e foi publicada nos finais do século XVII. Em suas concepções, Locke defendia o estabelecimento de práticas políticas que não fossem contras as leis naturais do mundo.

E ainda:
No que se refere à propriedade, Locke se utiliza de argumentos de ordem teológica para defender a sua própria existência. Segundo ele, o mundo e o homem são frutos do trabalho divino e, por isso, devem ser vistos como sua propriedade. Da mesma forma, toda riqueza que o homem fosse capaz de obter por meio de seu esforço individual deveriam ser, naturalmente, de sua propriedade.


Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/ciencia-politica.htm

"Segundo LOCKE, os homens, no estado de natureza, viviam em conformidade com a lei natural, sendo detentores, entre outros, do direito de propriedade. Portanto, na visão de LOCKE, a propriedade, sendo um direito natural do indivíduo, é anterior à própria sociedade civil, motivo pelo qual não pode ser violado nem mesmo pelo poder político. No que se refere à compreensão acerca dos direitos naturais, LOCKE, novamente, afasta-se de HOBBES. Para este, somente através do soberano é que o direito existe como realidade. LOCKE, por sua vez, concebe a lei natural como lei, revestindo-se de todos os atributos daquela editada pelo ESTADO (a lei positiva). Por essa razão, LOCKE afirma que o direito de propriedade, por se tratar de um direito natural, independe de qualquer ato de positivação a ser editado pelo ente estatal". (LIÇÕES ESQUEMATIZADAS DE CIÊNCIA POLÍTICA, 2017, pág. 12).

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