Movimento político social e cultural que, sobretudo a partir...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - o constitucionalismo moderno.
O constitucionalismo é uma teoria que se desenvolveu com o objetivo de limitar o poder dos governantes e garantir direitos fundamentais aos governados. A definição apresentada na questão faz referência a um movimento que começou principalmente no século XVIII, questionando as estruturas de poder que existiam até então e propondo um novo arranjo para a organização política e jurídica da sociedade.
Este movimento é identificado como constitucionalismo moderno, marcado pelo advento das constituições escritas que formalizam a separação dos poderes e estabelecem os direitos e garantias individuais. O constitucionalismo moderno é simbolizado por eventos como a Revolução Americana, que culminou na criação da Constituição dos Estados Unidos da América em 1787, e a Revolução Francesa, que levou à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em 1789.
Esses documentos representam uma nova compreensão de governo e sociedade, onde a lei máxima (a Constituição) define o funcionamento do Estado e as relações entre os cidadãos e o poder público. O constitucionalismo moderno é, portanto, uma base fundamental para os sistemas democráticos contemporâneos, pois assegura o primado da lei e a proteção dos direitos fundamentais.
As outras alternativas não são corretas porque:
- A - O poder constituinte é o poder de criar ou reformar uma Constituição, mas não se refere ao movimento político e cultural em questão.
- C - O constitucionalismo antigo pode se referir a práticas anteriores ao século XVIII que já continham elementos de limitação do poder, mas não corresponde ao movimento descrito na definição.
- D - A democracia é um sistema de governo, mas o termo em si não descreve o processo histórico e ideológico do constitucionalismo moderno.
- E - A autocracia é um sistema de governo onde o poder está concentrado nas mãos de uma única pessoa ou grupo, o oposto dos princípios do constitucionalismo que visa limitar o poder.
Entender o contexto histórico e as características do constitucionalismo moderno é essencial para compreender como as sociedades passaram a se organizar em torno do princípio do Estado de Direito e da garantia dos direitos fundamentais, elementos centrais no estudo do Direito Constitucional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O constitucionalismo moderno, na magistral síntese de Canotilho "é uma
técnica específica de limitação do poder com fins garantísticos"
(CANOTILHO).
O constitucionalismo moderno surgiu com as Constituições escritas dos EUA (era sintética) e da França, que era pormenorizada, a primeira em 1787 e a segunda em 1791.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo