Ronaldo, funcionário público, cometeu crime de prevaricação ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2564492 Direito Penal
Ronaldo, funcionário público, cometeu crime de prevaricação em 12 de abril de 2018. Após o trâmite do Inquérito policial, Ronaldo foi denunciado pelo Ministério Público pelo crime do artigo 319, do Código Penal (prevaricação). A denúncia foi recebida em 19 de maio de 2021. Após a regular instrução do feito, Ronaldo é condenado pelo Magistrado competente ao cumprimento da pena privativa de liberdade de 6 meses de detenção, em regime inicial semiaberto, por sentença publicada no dia 2 de maio de 2023. Na data da sentença, Ronaldo, reincidente em crime doloso, possuía 71 anos de idade. Após o trânsito em julgado da sentença, Ronaldo, por meio de seu advogado, apresenta requerimento de extinção da punibilidade com base na prescrição diante da pena em concreto imposta. Sobre o caso hipotético apresentado, o prazo da prescrição da pretensão punitiva estatal é de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para esse tipo de questão, observamos o seguinte:

1) Como a denuncia foi recebida, este é marco interruptivo. Então gravemos essa data como relevante: 19 de maio de 2021

2) Outro marco interruptivo é a publicação da sentença: 2 de maio de 2023

3) Agora vamos verificar a pena aplicada in concreto: 6 meses.

3.1.) Verificando na tabela de prazos prescricionais, 6 meses detém prazo prescricional no minimo, qual seja, 3 anos.

3.2.) Ocorre que na data da sentença o sujeito ativo era maior de 70 anos, então devemos reduzir o prazo pela metade: 1 ano e 6 meses. Esse é o prazo para Prescrição da pretensão punitiva em concreto.

CONCLUSÃO: Havendo passado prazo superior a 1 ano e 6 meses entre o recebimento e a publicação da sentença, deve-se reconhecer a Prescrição da Pretensão Punitiva in concreto.

Alguns pontos a esclarecer:

  • não haveria aumento de 1/3 da reincidência, porque esse aumento é da pretensão executória, e não da pretensão punitiva (abstrata, ou em concreto pela retroativa e pela intercorrente)

Portanto não confundir:

  1. (PPP) Prescrição da Pretensão Punitiva podemos ter 3: PPP ABSTRATO / PPP CONCRETO RETROATIVA (CASO DA QUESTÃO) / PPPCONCRETO INTECORRENTE
  2. (PPE) Prescrição da Pretensão executória podemos ter só 1: PPE

Art. 110 - A prescrição depois de transitar em julgado a sentença condenatória regula-se pela pena aplicada e verifica-se nos prazos fixados no artigo anterior, os quais se aumentam de um terço, se o condenado é reincidente.

.

alternativa D.

No caso descrito, Ronaldo cometeu o crime de prevaricação (art. 319 do Código Penal), com uma pena aplicada de 6 meses de detenção. De acordo com o art. 109 do Código Penal, o prazo prescricional para penas de até 1 ano é de 3 anos.

Como Ronaldo tem 71 anos, o prazo prescricional é reduzido pela metade, conforme o art. 115 do Código Penal. Portanto, o prazo da prescrição seria de 1 ano e 6 meses.

Entretanto, na alternativa D, é mencionado que o prazo de prescrição de 3 anos (antes da redução pela metade) se consumou no lapso temporal transcorrido entre a data do crime (12 de abril de 2018) e a data do recebimento da denúncia (19 de maio de 2021). Nesse período, transcorreram mais de 3 anos, configurando a prescrição da pretensão punitiva.

Portanto, o Magistrado deve extinguir a punibilidade de Ronaldo, uma vez que a prescrição ocorreu antes do recebimento da denúncia.

GABARITO - D

A acrescentar aos comentários já feitos:

1) Art. 109, CPB:

Art. 109. A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no § 1 do art. 110 deste Código, regula-se pelo máximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se:   

 VI - em 3 (três) anos, se o máximo da pena é inferior a 1 (um) ano.  

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

2) Há uma situação que irá influenciar, pois o indivíduo no caso é maior de 70 anos, prazo será reduzido pela metade.

    Art. 115 - São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 (vinte e um) anos, ou, na data da sentença, maior de 70 (setenta) anos.

Teremos o prazo de 1 ano e 6 meses , temos prazo superior ENTRE O RECEBIMENTO DA DENÚNCIA E A PUBLICAÇÃO DA SENTENÇA.

Bons Estudos!!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo