Apesar de informações circulantes de malefícios sobre a sucr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040328 Nutrição
Apesar de informações circulantes de malefícios sobre a sucralose, não foram encontrados estudos científicos (desenvolvidos com humanos e em quantidade representativa) que suportem as afirmações de que o consumo do edulcorante aumentaria a secreção de insulina, causaria alterações na tireoide e câncer. A sucralose foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) como um edulcorante de mesa em 1998, seguindo-se a aprovação como um adoçante de uso geral em 1999. Antes de aprovar o adoçante, o FDA revisou mais de 100 estudos de segurança realizados no edulcorante, incluindo estudos para avaliar o risco de câncer. Os resultados destes estudos não mostraram nenhuma evidência de que o adoçante cause câncer ou represente qualquer outra ameaça à saúde humana. Não existem evidências claras de que os adoçantes disponíveis comercialmente nos Estados Unidos estejam associados com o risco de câncer em seres humanos.
Disponível em: (http://www.cfn.org.br/index.php/recomendacao-cfn-no-32016-sucralose/Acesso em 20 fev. 2018).
Em relação a sucralose, é correto afirmar que o Conselho Federal de Nutricionistas CFN recomenda:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a recomendação do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) sobre o uso da sucralose, um adoçante artificial cujo consumo tem gerado discussões na mídia e redes sociais. Para resolver a questão, é necessário compreender os princípios éticos e legais que regem a prática do nutricionista, bem como a importância de embasamento científico nas recomendações nutricionais.

A alternativa correta é a A: "Analisar com rigor técnico-científico qualquer tipo de prática ou pesquisa, adotando-a somente quando houver níveis consistentes de evidências científicas – sendo que informações repassadas em redes sociais, mídias e eventos sem a apresentação das referências literárias das informações não devem respaldar a prática profissional." Essa alternativa está correta porque enfatiza o compromisso do nutricionista em basear suas práticas em evidências científicas sólidas e confiáveis, evitando se basear em informações não verificadas, especialmente as difundidas pelas redes sociais.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

  • B: Recomenda manter constante leitura de sites da internet e pesquisas com diabéticos e obesos. Embora a atualização constante seja importante, a ênfase deve ser no uso de fontes confiáveis e devidamente referenciadas, não apenas em leituras aleatórias ou de instituições privadas.
  • C: Sugere a indicação obrigatória de adoçantes artificiais, o que contraria a necessidade de personalização nas recomendações nutricionais. Nem todos os pacientes necessitam de edulcorantes, e a indicação deve ser feita com base na avaliação individual.
  • D: Afirma que o nutricionista não deve assumir responsabilidade sobre produtos não supervisionados. Embora parte disso seja real, a recomendação oficial não atribui a responsabilidade exclusivamente à indústria, mas sim ao uso de evidências científicas na decisão de uso.
  • E: Indica que toda reação é responsabilidade do fabricante. Isso ignora o papel do nutricionista na análise crítica dos produtos consumidos por seus pacientes.

Em conclusão, a alternativa A é a única que reflete a postura ética e cientificamente embasada que o CFN espera dos nutricionistas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo