O objetivo do tratamento da epilepsia é propiciar a melhor ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318799 Medicina
O objetivo do tratamento da epilepsia é propiciar a melhor qualidade de vida possível para o paciente, pelo alcance de um adequado controle de crises, com um mínimo de efeitos adversos, buscando, idealmente, uma remissão total das crises. Os fármacos antiepilépticos são a base do tratamento da epilepsia. Os tratamentos não medicamentosos são viáveis apenas em casos selecionados, e são indicados após a falha dos medicamentos antiepilépticos.
As opções a seguir apresentam os principais mecanismos de ação dos fármacos antiepilépticos, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa C, "Bloqueio dos canais de potássio", é a resposta correta porque, diferentemente dos demais mecanismos de ação listados, os fármacos antiepilépticos tipicamente não funcionam por meio do bloqueio de canais de potássio. Os antiepiléticos comumente atuam através dos seguintes mecanismos: bloqueio dos canais de sódio (alternativa A), bloqueio dos canais de cálcio (alternativa B), aumento da inibição mediada pelo neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico) (alternativa D), e ligação à proteína SV2A, que está envolvida na liberação de neurotransmissores (alternativa E). Esses mecanismos contribuem para a estabilização da atividade elétrica anormal no cérebro, que caracteriza a epilepsia. Ao contrário, o bloqueio dos canais de potássio poderia potencialmente prolongar a repolarização das células nervosas, o que não é um mecanismo comumente associado ao controle das crises epilépticas. Portanto, a alternativa C destaca um mecanismo que não é típico dos fármacos antiepilépticos e é a exceção entre as opções apresentadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo