Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCOR...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (26)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Vamos analisar cada uma das alternativas para entender o porquê da resposta correta.
A - Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.
Essa afirmativa está correta e baseia-se no princípio da legalidade, previsto no art. 1º do Código Penal e no art. 5º, XXXIX, da Constituição Federal. Esse princípio é fundamental no Direito Penal, garantindo que ninguém pode ser punido por uma ação que não estava previamente tipificada como crime.
B - A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.
Essa afirmativa também está correta. Trata-se do princípio da irretroatividade da lei penal, exceto quando esta é mais benéfica ao réu, conforme descrito no art. 5º, XL, da Constituição Federal e no art. 2º, parágrafo único, do Código Penal.
C - A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.
Essa afirmativa está correta e é respaldada pelo art. 5º, XLI, da Constituição Federal, que assegura proteções contra discriminações que atentem contra direitos e liberdades fundamentais.
D - A prática do racismo constitui crime inafiançável com prescrição vintenária, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
Essa afirmativa está incorreta, e é a resposta correta na questão. O erro está na parte que menciona a prescrição vintenária. Na realidade, o racismo é um crime inafiançável e imprescritível, conforme o art. 5º, XLII, da Constituição Federal. Portanto, não há prazo para prescrição desse crime.
E - A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.
Essa afirmativa está correta e encontra respaldo no art. 5º, XLIII, da Constituição Federal. A Constituição considera esses crimes de extrema gravidade e, assim, determina que sejam inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia, responsabilizando todos os envolvidos direta ou indiretamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Artigo 5 da CF
XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
Grato
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo