Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140188 Direito Financeiro
Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão demanda conhecimento acerca de diversos dispositivos da Lei Complementar nº 101/2000, que que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.

Analisemos as alternativas.


A) ERRADO. O erro está no fim da assertiva, uma vez que deverão ser deduzidos (e não inclusos) os repasses entre os entes federados.

LC 101, Art. 2º Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:

IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:

a) na União, os valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições mencionadas na alínea a do inciso I e no inciso II do art. 195, e no art. 239 da Constituição;

b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;

c) na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no § 9º do art. 201 da Constituição.



B)
ERRADO. A assertiva contraria o teor do parágrafo único do art. 8º da LRF, que possibilita a utilização de recursos vinculados ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.

LC 101, Art. 8º, Parágrafo único. Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.



C) CERTO
. Trata-se do exato teor do parágrafo 3º do art. 2º da LRF:

LC 101, Art. 3º, § 3º A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.



D)
ERRADO. Há dois erros na assertiva. O primeiro dele está no fato de que o art. 17 da LRF não prevê como despesas de caráter continuado àquelas decorrentes de sentença judicial. Ademais, para ser considerado caráter continuado, a obrigação de execução deve ser superior a dois exercícios, e não seis.

LC 101, Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.



Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabrito C.

 

 § 3o A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

Erros das assertivas em negrito.

A) Incorreta, porque são deduzidos os repasses e não inclusos conforme menciona a assertiva (Art1°, IV da LRF)

B) Incorreta.  Art. 8  (...) Parágrafo único. Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso (LRF)

C) Gabarito

D) Incorreta. Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios. (LRF)

LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000.

A)  Art. 2º IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos:

a) na União, os valores transferidos aos Estados e Municípios por determinação constitucional ou legal, e as contribuições mencionadas na e no , e no ;       

b) nos Estados, as parcelas entregues aos Municípios por determinação constitucional;

c) na União, nos Estados e nos Municípios, a contribuição dos servidores para o custeio do seu sistema de previdência e assistência social e as receitas provenientes da compensação financeira citada no .

B) Art. 8º, Parágrafo único. Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.

C) Art. 2º,  § 3 A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades. (GABARITO)

D) Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a alternativa correta.

C) A receita corrente líquida será apurada somando-se as receitas arrecadadas no mês em referência e nos onze anteriores, excluídas as duplicidades.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo