De acordo com Eliezer Pires da Silva (2009), a partir do séc...
O conceito arquivístico em que o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras é denominado
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
b) Certa. O Princípio da Proveniência preconiza que os documentos produzidos por uma instituição devem ser mantidos junto a ela, sem se misturarem a documentos de outras instituições, ou seja, fundos diferentes não se misturam.
c) Errada. Segundo o Art. 3º da Lei nº 8.159/91, que dispões sobre a política nacional de arquivos públicos e privados,
"Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente."
d) Errada. A avaliação decide por quanto tempo cada documento vai ficar em cada fase e, ainda, se os documentos serão recolhidos para o arquivo permanente (caso possuem valor secundário) ou eliminados (após cumprirem suas funções primárias).
e) Errada. A classificação é o ato de analisar um documento, entender o conteúdo ao qual o documento se refere e, a partir do que foi identificado e utilizando o Plano de Classificação da instituição, é possível encaixar o documento em uma classe, que terá um código. Dessa forma, todos os documentos que possuem o mesmo assunto serão encaixados na mesma classe e terão um mesmo código. A tabela de temporalidade vai agir sobre esses conjuntos documentais, determinando por quanto tempo cada documento, representado pelos códigos, vão ficar em cada fase do ciclo de documentos, e se serão eliminados ou guardados permanentemente.
Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BRASIL. Decreto nº 4.073 de 3 de janeiro de 2002. Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em: Portal do Planalto. Acesso em: 21 de março de 2023.
Gabarito do Professor: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Princípio da Proveniência
Também chamado de Princípio do Respeito aos Fundos, o princípio da Proveniência é um pouco mais simples de entender. Ele dispõe que os arquivos produzidos por diferentes entidades não devem se misturar.
estratégia concursos
Princípios:
1)Princípio da proveniência:
- O arquivo produzido por uma entidade não deve ser misturado aos arquivos de outras unidades geradoras
- Fundo aberto: geradora em atividade
- Fundo fechado: não recebe novos documentos.
2)P. respeito à ordem original:
- Determina que o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade produtora.
- A preservação da ordem original, defendida pelo princípio do respeito à ordem primitiva, não faz referência à ordem física, mas à ordem intelectual (Q602801)
- Derivado do princípio da proveniência, o princípio da ordem original é também denominado de princípio de respeito à ordem primitiva, princípio de respeito à santidade da ordem original ou de princípio de registro(Q927434)
Proveniência eu só lembro da Dona Florinda falando "Não se misture com essa gentalha".
Gabarito: B.
Comentário: Trata-se do Princípio de Respeito aos Fundos. → De acordo com esse princípio, um dos mais importantes do estudo da Arquivologia, o arquivo deve respeitar os seus FUNDOS, por isso, também conhecido, por meio da expressão francesa, como Respect des Fonds (princípio do respeito aos fundos). Não se esqueça: Fundo se equivale à Arquivo.
.
Alexandre Oliveira - Professor de Arquivologia
Ctt: Insta: @xandi.oliveirac e-mail: [email protected]
GABARITO: LETRA B
" O Princípio de Proveniência pode ser compreendido como o alicerce que sedimenta a Arquivística e, portanto, consiste em um conceito de grande notoriedade nessa área."
Obs: Esse princípio defende que arquivos de entidades diferentes não devem ser mesclados.
FONTE: FERREIRA, Letícia Elaine. O fundo de arquivo e o princípio de proveniência: uma observação entre a teoria e a prática. 2012
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo