Analise as assertivas abaixo acerca dos princípios inerentes...
I. É garantido, a favor do contratado pela Administração, o direito adquirido à manutenção do regime jurídico de prestação do serviço público vigorante no momento em que foi ajustada a contratação.
II. Pelo princípio da igualdade dos usuários perante o serviço público, desde que a pessoa satisfaça as condições legais, ela faz jus à prestação do serviço, sem qualquer distinção de caráter legal.
III. É consequência do princípio da continuidade do serviço público, no que concerne aos contratos administrativos, o reconhecimento de privilégios para a Administração, como o uso compulsório dos recursos humanos e materiais do contratado, quando necessário à continuidade do serviço.
IV. Uma das facetas do princípio da generalidade significa que os serviços públicos devem ser prestados com a maior amplitude possível, ou seja, beneficiando o maior número possível de indivíduos.
Está correto o que se afirma APENAS em
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
III - CERTO
Continuidade do serviço público
II - CERTO
Continuidade do serviço público
Resposta: Letra C.
IV - CERTO.
Princípio da generalidade: o serviço público deve ser prestado erga omnes (para todos).
Para os colegas que consultam os comentários antes de resolver a questão, como estão corretos os ítens II, III e IV, a resposta: letra D
Essa questão está com gabarito errado. O item II não está correto.
II. Pelo princípio da igualdade dos usuários perante o serviço público, desde que a pessoa satisfaça as condições legais, ela faz jus à prestação do serviço, sem qualquer distinção de caráter "pessoal". A questão afirma que a lei não poderá fazer distinções, mas isso não é verdade.
A lei de concessões de serviços públicos (Lei 8.987), prevê a possibilidade de serem estabelecidas tarifas diferenciadas, é o que permite por exemplo isenção de tarifas para idosos, ou tarifas reduzidas para usuários de menor poder aquisitivo; trata-se da aplicação do princípio da razoabilidade.
A banca deveria anular essa questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo