Quanto ao conceito, à abrangência e às espécies de controle ...
Quanto ao conceito, à abrangência e às espécies de controle da administração pública, julgue o item a seguir.
Moralidade e impessoalidade são aspectos que devem ser
observados por todos os órgãos que realizam o controle da
administração pública.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Depreende-se do princípio da Moralidade que o agente público deverá atuar sempre com ética, honestidade e boa-fé nas suas atividades. Ademais, o princípio da impessoalidade desdobra-se em dois: o primeiro refere-se à igualdade de atuação em face dos administrados, por meio da qual busca-se a satisfação do interesse público; e o segundo refere-se à própria Administração Pública, de modo que os atos não são atribuídos aos seus agentes, mas ao órgão responsável, não cabendo a esses agentes a promoção pessoal mediante publicidade de atos, programas, obras, serviços ou campanhas dos órgãos públicos.
Além disso, de acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37 define que: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência"
Em face do exposto, temos que de fato a Moralidade e Impessoalidade deverão ser observadas por todos os órgãos da Administração Pública.
GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Moralidade e impessoalidade são princípios expressos na CF. Em verdade, devem ser observados por qualquer um que exerça função pública, no sentido amplo.
Princípios da administração publica
5 princípios básicos, conhecidos pela expressão mnemônica LIMPE:
Legalidade;
Impessoalidade;
Moralidade;
Publicidade;
Eficiência.
A menção expressa à eles encontra-se no : “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)”
4 princípios implícitos: podemos citar, a título exemplificativo, a:
São princípios PRISSMA MBF
Proporcionalidade;
Razoabilidade;
Indisponibilidade do Interesse Público;
Supremacia do Interesse Público;
Segurança Jurídica;
Motivação;
Autotutela;
Moralidade;
Boa-fé, etc.
Finalidade
C
[GABARITO: CERTO]
O item está correto. A moralidade e a impessoalidade são princípios fundamentais que devem ser observados por todos os órgãos que exercem o controle da administração pública. Esses princípios estão previstos na Constituição Federal do Brasil e têm como objetivo garantir que a atuação dos órgãos públicos seja pautada pela ética, pela imparcialidade e pelo interesse público, evitando favoritismos, nepotismo ou qualquer forma de tratamento privilegiado. Portanto, tanto os órgãos de controle internos quanto os órgãos de controle externos devem observar e zelar pela observância desses princípios.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu Art. 37 define que: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência"
Diante disso, a Moralidade e Impessoalidade deverão ser observadas por todos os órgãos da Administração Pública.
GABARITO: CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo