"Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2005 Banca: EJEF Órgão: TJ-MG Prova: EJEF - 2005 - TJ-MG - Técnico Judiciário |
Q28835 Português
HISTÓRIA DA CIDADANIA
(Introdução)
Imagem 001.jpg

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História da cidadania.
São Paulo: Contexto, 2003. p. 9-10. (Texto adaptado)
"Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais [...]: o direito à educação, [...] a uma velhice tranqüila." (linhas 4-7)

É CORRETO afirmar que o sinal gráfico empregado na palavra destacada nessa frase é denominado
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O termo crase significa fusão, junção. Em português, a crase é o nome que se dá à contração da preposição "a" com: * artigo feminino "a" ou "as". * o "a" dos pronomes "aquele"(s), "aquela"(s), "aquilo", "aqueloutro"(s) e "aqueloutra" (s). * o "a" do pronome relativo "a qual" e "as quais" * o "a" do pronome demonstrativo "a" ou "as".--------------------------------------------------------------------------------Sinais gráficos ou diacríticos são certos sinais que se juntam às letras, geralmente para lhes dar um valor fonético especial e permitir a correta pronúncia das palavras.
Em português crase é a junção da preposição "a" com o artigo "a", como está bem explicitado no comentário abaixo (por isso não há crase diante de palavras masculinas ou diante de verbos, porque não pedem o artigo "a". O sinal que marca essa fusão é chamado acento grave.Logo:CRASE: fusão de duas vogais, no caso o "a"(preposição) + "a" (artigo).ACENTO GRAVE: Sinal diacrítico (colocado sobre a letra) que indica a ocorrência da crase.Não esqueça: crase não é o nome do sinal gráfico.Outrossim, existem apenas 3 sinais gráficos:a) Acento Agudo (´)b) Acento Circunflexo (^)c) Acento Grave (`)Os famosos til (~) e trema (¨), não são acentos, apenas indicam respectivamente a nasalização da vogal e a pronúncia do "u" em formações como "gui" e "que".Lembrando que pelo novo acordo da língua portuguesa NÃO HÁ MAIS O TREMA e que, a partir dessa reflexão, constatamos que não existem palavras com dois acentos (como muitos pensam). Ex: Órfão.Bons estudos, espero ter ajudado!
Nossa,nem acredito que errei esta por pura falta de atenção.Me fixei na crase e pronto,perdi a questão.
Crase não é nome do acento , mas sim do fenômeno no qual ocorre a fusão de dois fonemas vocálicos idêmticos em um só.TRata-se da contratação da preposição a com artigo definido a(s) ou com pronomes demonstrativos a(s), aquele(s) e aquilo, fenomeno graficamente indicado pelo acento grave : À, àquele, àquela. Assim , não é correto dizer : " o a desta frase tem crase"O acento grave indica que houve a fusão de dois aa. Portanto, o correto é dizer " O a desta frase possui acento grave"

O termo crase se refere a junção do "a" da preposição com o "a" do artigo ou pronome demonstrativo. Crase é, portanto, o fenômeno, representado graficamente pelo acento grave (à). 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo