Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, à ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963847 Administração Financeira e Orçamentária
   Determinado prefeito municipal incluiu receita referente à contratação de estudo técnico de planejamento para obra pública de mobilidade urbana cujo crédito possui vigência de dois anos e foi empenhado em janeiro do primeiro ano.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, à luz das disposições da Lei n.º 4.320/1964.


Caso tenha sido realizado um empenho ordinário de pagamento único, este somente poderá ser incluído em restos a pagar se não for liquidado até 31 de dezembro do segundo ano de vigência do crédito.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Comentários da professora Gabriela, do Estratégia Concursos:

"‼️Aos que fizeram Analista Direito MPC/SC: reli a questão 80 e vi possibilidade de recurso.

- Fundamentar no parágrafo único do art. 36 da L. 4.320, que dispõe que "Os empenhos que sorvem a conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito".

- A regra da inscrição em RP apenas no último ano de vigência do crédito é para o caso da despesa não ter sido liquidada. Contudo, caso tenha ocorrido a liquidação no primeiro ano, vai haver a inscrição em RP já no primeiro ano.

- A questão 80, ao dizer que "somente poderá ser incluído em restos a pagar se não for liquidado até 31 de dezembro do segundo ano de vigência do crédito", simplesmente ignora a possibilidade de haver a inscrição no primeiro ano caso tenha ocorrido a liquidação.

- Dessa forma, a questão restringe algo que a lei não restringe, contrariando, portanto, o texto da lei 4.320/64.

- Pedir alteração de gabarito para Errado."

Art. 36. Consideram-se Restos a Pagar as despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas das não processadas.

Lei n.º 4.320/1964.

Art. 36.

Parágrafo único. Os empenhos que correm à conta de créditos com vigência plurienal, que não tenham sido liquidados, só serão computados como Restos a Pagar no último ano de vigência do crédito.

Lei n.º 4.320/1964.

chore, se vc chorou

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo