Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradici...
crítica e pós-crítica de currículo.
Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradicional,
crítica e pós-crítica de currículo.
A inclusão dos direitos humanos como uma área de conhecimento ou como tema transversal nos currículos é uma tendência da concepção crítica.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta correta: E - Errado
Vamos entender melhor o contexto da questão. O currículo pode ser entendido sob diferentes perspectivas, que influenciam a maneira como o conteúdo é estruturado e transmitido aos estudantes. As concepções de currículo tradicional, crítica e pós-crítica têm características distintas:
- Concepção Tradicional: Foca na transmissão de conteúdos considerados essenciais e acumulados historicamente, com ênfase na cultura erudita e na preparação para o mercado de trabalho. O professor é visto como autoridade máxima no processo de ensino.
- Concepção Crítica: Enfatiza a relevância do currículo para a transformação social e a crítica ao status quo. Busca a conscientização dos alunos, promovendo a igualdade e a justiça social. Temas como direitos humanos podem ser discutidos, mas o foco é na capacidade de análise crítica dos estudantes.
- Concepção Pós-Crítica: Vai além da crítica, enfatizando a construção de conhecimento de forma colaborativa e a relevância de narrativas individuais e culturais na aprendizagem. O currículo é visto como um espaço de representação e inclusão de diferentes vozes e perspectivas.
O gabarito aponta como errada a afirmação de que a inclusão dos direitos humanos como uma área de conhecimento ou como tema transversal nos currículos é uma tendência da concepção crítica. Isso porque, embora a concepção crítica do currículo de fato valorize o desenvolvimento de um pensamento reflexivo sobre a sociedade e possa incluir temas como direitos humanos, a ideia de trabalhar direitos humanos como uma área de conhecimento ou tema transversal é mais alinhada com a concepção pós-crítica, que se preocupa com a representação e a inclusão de diferentes grupos e perspectivas na educação.
Portanto, embora a concepção crítica possa abordar questões de direitos humanos, a tendência de enraizá-los explicitamente no currículo, como uma área de conhecimento ou tema transversal, está mais de acordo com os princípios pós-críticos, que buscam dar voz a múltiplas identidades e realidades dentro do espaço educacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
POS CRITICA
Gabarito: ERRADO.
A inclusão dos direitos humanos é referente a teoria pós-crítica.
Teoria tradicional
• Ênfase no conteúdo, método e planejamento;
• Organização eficiente pra que se possa alcançar um objetivo;
• Taylorismo;
• Manutenção do status quo (pirâmide social), ou seja, da sociedade como estava (no ápice, quem tinha dinheiro e acesso ao poder, embaixo, proletariado). Quem estava na base não tinha como chegar ao ápice.
Teoria crítica
• Questionamento sobre a teoria tradicional;
• Não apresenta currículo próprio, então reproduz o tradicional;
• Palavras-chave: ideologia, resistência, capitalismo, poder.
Teoria pós-critica
• O foco é o sujeito, o aluno, pautado pela sua diversidade;
• Palavras-chave: multiculturalismo, alteridade, subjetividade do processo, identidade, discussão de gênero, raça e etnia.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo