Os cuidados nutricionais na população idosa não devem ser ...
Os cuidados nutricionais na população idosa não devem ser limitados ao manejo de doenças, e sim ampliados com o objetivo de orientar sobre estilo de vida saudável e prevenção de doenças. Alguns nutrientes têm um papel essencial no envelhecimento e influenciam no planejamento alimentar nessa fase da vida.
Nesse contexto, analise as assertivas.
I. O risco de deficiência de vitamina B12 aumenta nessa fase da vida, devido à baixa ingestão de alimentos fonte desse nutriente e a presença de acloridria. Para evitar essa deficiência, é necessário, incluir, no plano alimentar do idoso, os alimentos folhosos verdes, como espinafre, aspargo e brócolis.
II. A baixa ingestão de zinco no idoso está associada a prejuízo da função imunológica, anorexia, perda do paladar, retardo na cicatrização de feridas. Diante disso, deve-se incentivar o consumo de alimentos que contenham zinco, como carnes vermelhas e de aves, laticínios, feijão, nozes e sementes.
III. O risco de deficiência de vitamina D aumenta devido à síntese menos eficiente, capacidade de resposta da pele e exposição solar reduzida, além da menor capacidade do rim em converter a vitamina D3 em forma de hormônio ativo. O consumo de vísceras, como fígado, e gema de ovo pode auxiliar na prevenção dessa deficiência nutricional.
IV. O consumo de folhas de cor verde-escura, frutos amarelo-alaranjados e raízes de cor alaranjada promovem o fornecimento de vitamina A, essencial para o funcionamento da visão, coagulação sanguínea e homeostase do cálcio.
Marque a alternativa que apresenta todos os itens
corretos.