De acordo com Grinspun , “Ao declarar-se ‘incompetente’ ante...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: FUNCAB Órgão: SEPOG - RO
Q1237392 Pedagogia
De acordo com Grinspun , “Ao declarar-se ‘incompetente’ ante o fracasso escolar, a escola abre caminhos para que o aluno internalize esse fracasso como algo pessoal, social ou biológico.”                Cabe ao OE na escola auxiliar na discussão, contribuindo para:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - desnaturalizar essa lógica.

O tema abordado nesta questão é o papel do Orientador Educacional (OE) no contexto do fracasso escolar. Grinspun aponta para um fenômeno preocupante: quando a escola se declara "incompetente" diante do fracasso escolar, há um risco de os alunos internalizarem esse fracasso como se fosse um problema inerente a eles, seja de natureza pessoal, social ou biológica.

Para resolver essa questão, é necessário compreender que a atuação do OE deve ser no sentido de questionar e transformar a mentalidade que encara o fracasso escolar como algo normal ou esperado para determinados alunos, o que é conhecido como a "naturalização do fracasso escolar".

Desnaturalizar essa lógica significa que o OE deve trabalhar para mudar essa percepção, mostrando que o fracasso escolar não é uma condição natural ou inevitável, e que pode ser resultado de múltiplos fatores, muitos dos quais são externos ao aluno e relacionados às práticas pedagógicas, políticas educacionais e condições sociais.

Ao promover essa mudança de percepção, o OE contribui para a busca de soluções que estejam ao alcance da escola e que possam melhorar o sucesso de todos os estudantes, sem culpar ou estigmatizar aqueles que enfrentam dificuldades.

É importante também entender por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A opção B é contrária ao papel do OE, pois reforçar o conceito de incompetência seria perpetuar o problema.
  • A opção C poderia ser uma ação complementar, mas não aborda a necessidade de mudança estrutural na visão de fracasso escolar.
  • A opção D justifica o fracasso baseado em diferenças individuais, o que novamente pode contribuir para a naturalização do fracasso.
  • A opção E foca em atribuir culpa, o que não contribui para a superação do problema, mas sim para a sua perpetuação.

Portanto, a alternativa A - desnaturalizar essa lógica é a correta porque está alinhada com as práticas de um Orientador Educacional comprometido em desafiar a visão tradicional do fracasso escolar e trabalhar em prol de uma educação que reconheça e valorize a diversidade de seus estudantes.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo