Leia o texto e responda o que se pede no comando das questõe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CETAP Órgão: Prefeitura de Viseu - PA
Q1186954 Português
Leia o texto e responda o que se pede no comando das questões.
É o bicho.
Bruno Hoffmann
A bicharada está ao nosso lado desde o início da aventura humana. Quando começou a dominar as armas, o homem passou a domesticar os bichos. Desde então, a união nunca mais se desfez. Tornou-se fundamental para a evolução da espécie. "A conexão animal percorre a história e se conecta a outros grandes saltos evolutivos, incluindo a criação de ferramenta, a linguagem e a domesticação", explica a paleontóloga Pat Shipman, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
Aos poucos, a relação deixou de ser apenas de dependência para tornar-se também amorosa. Um exemplo? Em Israel, foi encontrado um fóssil de uma criança abraçada a um cachorro. Os ossos estavam naquela posição havia pelo menos 10 mil anos. Outro que tinha veneração pelos bichos era Francisco de Assis, que, no século 13, ensinava: "Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãs do homem. Deus quer que ajudemos aos animais. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida".
O filósofo grego Demócrito, que viveu em 460 antes de Cristo, defendia: "O animal é tão ou mais sabido do que o homem. Conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora". Já o comediante norte-americano Bill Maher resumiu como poucos o prazer de ter um cão: "A razão de eu amar tanto o meu cachorro é porque quando chego em casa ele é o único no mundo que me trata como se fosse um Beatles".
As vezes, porém, os animais deixam a posição de meros coadjuvantes para desempenhar o papel de protagonistas. Muitos foram alçados ao estrelato no mundo todo. E, claro, no Brasil. E a história de um desses brasileiros peludos que desfila a seguir.
Peteleco buscava pães e compunha sambas.
Adoniran Barbosa não escondia de ninguém que um de seus melhores amigos era Peteleco, não se tratava de nenhum companheiro de rodas de samba, mas do cachorrinho Xodó do compositor. Peteleco era tão sabido que buscava pães na padaria e costumava entrar no mar de Santos junto com o dono, deitado sobre seu peito.
A devoção pelo bichinho era tanta que Adoniran resolveu torná-lo também compositor. Seja para criar ao lado de artistas de outras associações de direitos autorais, seja para não colocar seu nome ao lado de desafetos, há pelo menos seis sambas de Adoniran assinados por Peteleco.
Fonte: Brasil. Almanaque de cultura popular. Ano 14. nov/12 .
Assinale a alternativa em que o provérbio representa a postura de Adoniram em relação a Peteleco:
Alternativas