Segundo o texto, analise as afirmativas. I- A Lei n.º 12.65...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1958799 Engenharia Florestal
Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.






(FONTE: BARROS, A.A. II – Borda da calha do leito regular: o novo parâmetro para medir a área de preservação permanente. p.75-76. In: RAJÃO, R.; DEL GIUDICE, R.; VAN DER HOFF, R.; CARVALHO, E.B. Uma breve história da Legislação Florestal Brasileira. Florianópolis, SC: Expressão, 2021. 192p. Disponível em https://observatorioflorestal.org.br/es/livro-uma-breve-historia-sobre-a-legislacao-florestal-brasileira/)
Segundo o texto, analise as afirmativas.

I- A Lei n.º 12.651/2012 alterou a medição da APP considerando leito regular a calha onde correm regularmente as águas do curso d’água durante o ano e não mais o nível mais alto, nas cheias, com diminuição da área da APP.
II- O conceito de calha, ilustrado na figura, propõe um novo parâmetro para medir a APP prevista na Lei n.º 12.651/2012, de modo a ampliar a área de preservação permanente e garantir os benefícios de sua proteção.
III- A proposta de usar a borda da calha do leito regular para medir a APP será menos protetiva, pois, ao considerar o canal de estiagem e não a vazão de margem plena, ilustrada na figura, resultará em menor área de APP.
IV- O critério utilizado para a medição da APP pela Lei n.º 12.651/2012 é o mesmo utilizado no antigo Código Florestal e, desta forma, não afetou a área a ser tratada como área de preservação permanente.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

No texto:

"[...]Essa simples alteração na forma de medir app diminuiu[...]",

"[...]a área protegida vai ser ainda menor[...]".

Uma simples interpretação responde os itens II e III,

alternativa correta b) I e III

I- A Lei n.º 12.651/2012 alterou a medição da APP considerando leito regular a calha onde correm regularmente as águas do curso d’água durante o ano e não mais o nível mais alto, nas cheias, com diminuição da área da APP. CERTO

Questão mais de interpretação de texto do que de legislação ambiental. Repare que essa informação é fornecida pelo texto no trecho "Essa simples alteração na forma de medir a APP diminuiu consideravelmente a área protegida à beira dos corpos hídricos, mas isso é objeto para outro artigo. Pela lei anterior, era necessário medir a média das cheias para daí contar a APP. Atualmente, são consideradas áreas permanentemente protegidas as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, alterando-se a área protegida de acordo com a largura rio."

 

II- O conceito de calha, ilustrado na figura, propõe um novo parâmetro para medir a APP prevista na Lei n.º 12.651/2012, de modo a ampliar a área de preservação permanente e garantir os benefícios de sua proteção. CERTO

O conceito de calha inclui tanto o leito maior, quanto o leito menor, gerando um espaço protegido consideravelmente maior, ao considerar na delimitação da APP todo o espaço por onde o corpo d'água passa, ao longo do ano. Isso faz com que a APP seja medida a partir do talude, e não da margem do rio, aumentando o espaço de proteção.

 

III- A proposta de usar a borda da calha do leito regular para medir a APP será menos protetiva, pois, ao considerar o canal de estiagem e não a vazão de margem plena, ilustrada na figura, resultará em menor área de APP. ERRADO

Como dito anteriormente, o conceito de calha inclui tanto o leito maior, quanto o leito menor, gerando um espaço protegido consideravelmente maior, ao considerar na delimitação da APP todo o leito regular do rio, e não somente suas margens.

 

IV- O critério utilizado para a medição da APP pela Lei n.º 12.651/2012 é o mesmo utilizado no antigo Código Florestal e, desta forma, não afetou a área a ser tratada como área de preservação permanente. ERRADO

Os normativos possuem critério distintos. Vejamos:

Jonny Rocha tec concursos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo