É característica da concepção pós-crítica a discussão sobre ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IFB Prova: CESPE - 2011 - IFB - Pedagogo |
Q268465 Pedagogia
Julgue os itens a seguir, considerando as concepções tradicional,
crítica e pós-crítica de currículo.

É característica da concepção pós-crítica a discussão sobre o currículo oculto, no qual são apresentados conceitos e valores de forma implícita.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - Errado

Vamos explorar o conceito em questão. O currículo oculto se refere aos aprendizados que não estão explicitamente previstos no currículo formal, mas que ocorrem na escola devido à cultura, às relações interpessoais e às normas institucionais. Esse tipo de currículo transmite valores, crenças e expectativas através de experiências e interações diárias que não são formalmente documentadas.

A concepção tradicional de currículo foca principalmente no conteúdo formal a ser transmitido, nos métodos de ensino e na avaliação do rendimento escolar, sem se aprofundar na análise das implicações culturais e sociais do currículo, e por isso não aborda com profundidade a ideia do currículo oculto.

Pelo outro lado, a concepção crítica do currículo se preocupa exatamente com essas implicações, analisando as formas como a educação e o currículo podem reproduzir desigualdades sociais e a maneira como eles são utilizados para manter determinada ordem social. Portanto, a discussão sobre o currículo oculto está mais alinhada com essa corrente crítica, que se interessa pelos processos subjacentes de ensino que acontecem além do currículo formal.

A abordagem pós-crítica, contudo, propõe uma reflexão que vai além das análises críticas tradicionais, incorporando questões de identidade, diferença e subjetividade. Nesse sentido, o currículo é visto como um texto cultural que está em constante negociação. Embora a pós-crítica possa reconhecer a existência de um currículo oculto, sua característica distintiva é a ênfase na produção do currículo como um espaço de diversidade e multiplicidade de significados e experiências, indo além de uma discussão focada apenas em conceitos e valores transmitidos de forma implícita.

Portanto, ao afirmar que é uma característica da concepção pós-crítica discutir o currículo oculto, a questão acaba misturando os conceitos e não reconhecendo que, apesar de a pós-crítica incluir essa discussão, ela não é sua característica principal, sendo mais apropriado associar a discussão sobre o currículo oculto à concepção crítica.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

                          ERRADO! Acredito que a concepção que discute sobre o currículo oculto é a teoria crítica, pois para esta é fundamental entender o que o currículo faz e nesse caso sabemos que o currículo oculto também interfere no processo de ensino-aprendizagem.


A discussão sobre o currículo oculto surge com a teoria crítica do currículo. O currículo oculto é aquele trabalhado implícitamente, trabalhando-se todos os aspectos do ambiente escolar, sem com isso fazer parte do currículo oficial.
Os representantes dessa teoria são o Paulo Freire, Apple, Althusser, entre outros...

Vamo que Vamo!!

Concepção crítica do currículo!


Toda vez que falar em currículo OCULTO será teoria CRÍTICA.

Algumas palavras CHAVES do currículo crítico:

Questionamento

Ideologia

Oculto

Classe Social

Poder

Reprodução

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo