Behring e Boschetti (2009), ao analisarem os fundamentos e ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra B
De acordo com Behring , esse processo, comumente denominado de
“reforma” do Estado, configura-se como uma verdadeira contra-reforma, tendo em vista que
possui um conteúdo conservador e regressivo em relação aos direitos conquistados na
Constituição de 1988.
Segundo Behring, a mobilização e a organização da classe trabalhadora foram determinantes para a mudança da natureza do Estado Liberal no final do século XIX e início do século XX. A classe trabalhadora conseguiu assegurar importantes conquistas na dimensão dos direitos políticos, como o direito a voto, de se organizarem em sindicatos e partidos...
Política Social: fundamentos e história - Elaine Rosseti Behring e Ivanete Boschetti
"As primeiras iniciativas de políticas sociais podem ser entendidas na relação de continuidade entre Estado Liberal e Estado Social. Em outras palavras, não existe polarização irreconciliável entre Estado Liberal e Estado Social, ou, de outro modo, não houve ruptura radical entre o Estado Liberal predominante no século XIX e o Estado Social capitalista no século XX. Houve sim, uma mudança profunda na perspectiva do Estado, que abrandou seus princípios liberais e incorporou orientações social-democratas nun noco contexto socioenômico e da luta de classes, assumindo um caráter mais social, com investimento em políticas sociais".(...)
"A mobilização e organização da classe trabalhadora foram determinantes para a mudança da natureza do Estado liberal no final do século XIX e início do século XX".
BEHRING e BOSCHETTI Política Social fundamentos e história 9ª edição pág 63
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo