Acerca da análise sistêmica, assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
A alternativa A é a correta porque o modelo IAD (Inovação - Ambiente - Desempenho) propõe uma análise da competitividade que começa no nível mais interno da organização, ou seja, no ambiente interno da empresa (âmbito micro), e se expande para o ambiente externo (âmbito macro). Isso inclui entender como a empresa inova, como se situa em relação ao seu ambiente (incluindo a competição, clientes, fornecedores, etc.) e os resultados que alcança em termos de desempenho.
A análise sistêmica envolve ver a organização como um sistema integrado que reage e interage com seu ambiente. Essa abordagem permite compreender as inter-relações entre as diversas partes que compõem a empresa, assim como suas interações com elementos externos. Este modelo é instrumental para reconhecer como forças internas e externas afetam a competitividade e o sucesso de uma organização.
Portanto, ao compreender a organização como um sistema, a análise que utiliza o modelo do IAD permite uma visão holística e integrada das diversas variáveis que impactam o desempenho empresarial, fazendo da alternativa A a escolha acertada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: A
O Modelo de Referência do Instituto Alemão de Desenvolvimento (IAD) para a análise da competitividade (ESSER et al., 1994), (Fig.1) entende-a de maneira sistêmica, o que significa dizer que a economia está baseada em um suporte multinível, na qual a competência é fruto de diálogo e tomada de decisões conjuntas pelos grupos de atores envolvidos.
Link: http://www.sober.org.br/palestra/6/1003.pdf
Alguem sabe pq a letra D ta errada?
Larissa, a letra "d" está incorreta pelo motivo de não haver independência entre os sistemas, e sim INTERDEPENDÊNCIA, ou seja, os elementos de um sistema são dependentes entre si.
a) CORRETA - O modelo do IAD permite entender a competitividade de maneira sistêmica, indo de dentro da empresa (âmbito micro) até o contexto externo (âmbito macro).
FINALIDADE DO MODELO IAD: Identificar os fatores de competitividade das economias nacionais, com base no conceito de competitivida sistêmica, que é estabelecida em função da atuação de um sistema integrado em quatro níveis: meta, macro, meso e micro.
b) ERRADA - Decomposição, encadeamento e estruturação são as três fases do modelo apresentado por Scaico (1978) para se efetuar a análise sistêmica.
DECOMPOSIÇÃO, ENCADEAMENTO E BALANCEAMENTO.
c) ERRADA - A análise sistêmica leva em conta várias teorias, como a de sistemas, a contingencial e a de custos de transação.
O ponto de partida da teoria do custo de transação é a consideração de que a empresa não possui apenas os custos de produção, mas também os custos de transação. Esses custos podem ser definidos como custos de negociar, redigir e garantir o cumprimento de um contrato.
d) ERRADA - A análise sistêmica permite que se compreendam as organizações como sistemas abertos e independentes.
...SISTEMAS ABERTOS E INTERDEPENDENTES.
e) ERRADA - A análise sistêmica de empresas permite visualizar interações entre as partes, mas sua aplicação no âmbito interno das organizações não é pertinente.
AS INTERAÇÕES SE DÃO TANTO NO ÂMBITO EXTERNO COMO NO ÂMBITO INTERNO (SUBSISTEMAS)
Se a banca tivesse citado dentre os itens a análise SWOT, geral cairia matando.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo