Quanto ao “tempo do crime”, o Código Penal brasileiro adota ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: TJ-RO Prova: FGV - 2021 - TJ-RO - Técnico Judiciário |
Q1844791 Direito Penal
Quanto ao “tempo do crime”, o Código Penal brasileiro adota a teoria:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A solução da questão exige o conhecimento acerca da lei penal no tempo, disposto na parte geral do Código penal, analisemos as alternativas:

a) CORRETA. O Código Penal brasileiro adota a teoria da atividade, vez que se considera praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado, de acordo com o art. 4º do CP.

b) ERRADA. A teoria do resultado diz respeito ao lugar do crime, na qual se considera praticado o crime no local onde foi produzido o resultado ou deveria ter se produzido, tal teoria é adotada pelo CPP.

c) ERRADA. A teoria da ubiquidade é a adotada quanto ao lugar do crime em que considera o lugar do crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado, de acordo com o art. 6º do CP.

d) ERRADA. Não há tal teoria.

e)  ERRADA. Não há tal teoria.

GABARITO DA PROFESSORA: LETRA A.

Mnemônico para fins de memorização:

UGAR DO CRIME

BIQUIDADE

EMPO DO CRIME

TIVIDADE

Referências:

QUINTINO, Eudes. Lugar do crime: teoria da ubiquidade (cp) ou do resultado (cpp)? Site JusBrasil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: A.

O famoso LU - TA ainda caindo em prova heheh.

As teorias adotadas pelo Código Penal são:

  • Quanto ao Lugar do crime → teoria da Ubiquidade/mista (LU), o crime é praticado tanto no lugar da ação quanto no lugar da produção do resultado.
  • Quanto ao Tempo do crime → teoria da Atividade (TA), o crime é praticado no momento da ação, independentemente do momento em que o resultado foi produzido.

Lugar do crime: Ubiquidade

Tempo do crime: Atividade

Art. 4º – Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. (1)

 

 

(1) O momento do crime é cometido (tempus déficit), é de relevância para o Direito Penal. Dentre as teorias da aplicação do momento do crime definidas pela doutrina o legislador pátrio optou pelo a do resultado, ou seja, no momento da ação ou omissão como sendo o momento do crime.

 

O momento da ação é o marco temporal para todos os reflexos da Lei Penal na orbita da perquirição acerca da imputabilidade do agente, prazo prescricional e outros fatores como enfoque em elementos normativos para eventual anistia.

 

Pouco importa o lapso temporal do resultado. Por exemplo, a vítima e baleada e levada para hospital onde permanece por muito tempo na Unidade Intensiva, sendo o resultado a morte ocorrer dois meses depois do crime, mas o fator determinante para todos os reflexos e o dia que vítima foi baleada.

Fonte: Flávio Olímpio de Azevedo

TEMPO DO CRIME (TEORIA DA ATIVIDADE)

Art. 4º – Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. (Teoria da atividade)

STF: Súmula 711 – A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

O CP, em seu art. 4º, adotou a teoria da atividade para definir o tempo do crime, estabelecendo que o crime se considera praticado no momento da conduta, ou seja, no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.

LUTA

Lugar do crime: Ubiquidade;

Tempo do crime: Atividade.

eita, é a FGV mesmo kkkk não creio kkkk duvido vim com uma questão assim kkkkkkk aposto meu rins kkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo