A escola como um espaço de relações é ideal para o desenvolv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235570 Pedagogia
A escola como um espaço de relações é ideal para o desenvolvimento do pensamento crítico e político, na medida em que contribui na construção de valores pessoais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde. Nessa perspectiva, o Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. Fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira “estão unindo-se” para promover o desenvolvimento pleno desse público. Nas escolas, o trabalho de promoção da saúde com os educandos, e também com professores e funcionários, precisa ter como ponto de partida “o que eles sabem” e “o que eles podem fazer”. É preciso desenvolver em cada um a capacidade de interpretar o cotidiano e atuar de modo a incorporar atitudes e/ou comportamentos adequados para a melhoria da qualidade de vida. Desse modo, profissionais de saúde e de educação devem assumir uma atitude permanente de empoderamento dos princípios básicos de promoção da saúde por parte dos educandos, professores e funcionários das escolas. Logo, dentre as diretrizes apresentadas pelo PSE, qual encontra-se CORRETO?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Permitir a progressiva ampliação intersetorial das ações executadas pelos sistemas de saúde e de educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes.

Para resolver esta questão, é necessário compreender o conceito e objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE), que é uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação. O PSE busca promover a saúde e a educação integral dos estudantes da rede pública, considerando que a escola é um espaço privilegiado para a construção de conhecimentos significativos, incluindo os relacionados à saúde.

A alternativa correta destaca a necessidade de ampliação intersetorial das ações de saúde e educação. Isso significa que essas ações devem ser planejadas e executadas de forma cooperativa e integrada entre os diferentes setores responsáveis por saúde e educação, indo além de iniciativas isoladas. A atenção integral mencionada na alternativa refere-se ao cuidado com todos os aspectos que influenciam a saúde das crianças e adolescentes, desde a prevenção de doenças até o desenvolvimento de um estilo de vida saudável.

Essa perspectiva intersetorial é fundamental para abordagens mais eficazes em saúde escolar, pois reconhece que a promoção da saúde envolve múltiplos fatores, que vão desde a educação formal até as condições socioambientais e de vida dos estudantes. Ao trabalhar de forma integrada, saúde e educação podem potencializar seus esforços, proporcionando um ambiente escolar que favorece o bem-estar e o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Com esse entendimento, fica claro que a alternativa correta (B) expressa um dos princípios do PSE, que é a articulação entre saúde e educação para uma atenção integral à saúde estudantil, refletindo o compromisso com o desenvolvimento holístico dos alunos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão tem um comando fraco, parece que pede uma diretriz em si, mas na verdade mostra alternativas alinhadas ou não às diretrizes do PSE.

Apenas a alternativa B encontra-se alinhada com a diretriz de interdisciplinariedade e intersetorialidade.

Diretrizes

  • descentralização e respeito à autonomia federativa
  • integração e articulação das redes públicas de ensino e de saúde;
  •  territorialidade;
  •  interdisciplinaridade e intersetorialidade
  •  integralidade;
  •  cuidado ao longo do tempo
  • controle social;
  • monitoramento e avaliação permanentes

1. Intersetorialidade:

  • Ação conjunta e permanente entre os sistemas de saúde e educação, em todos os níveis de governo, para garantir a integralidade da atenção à saúde dos educandos.
  • Envolve a articulação entre diferentes setores da sociedade, como:
  • Saúde: Equipes de saúde da atenção básica, unidades de saúde e outros serviços de saúde.
  • Educação: Professores, gestores, equipe pedagógica e outros profissionais da educação.
  • Família: Pais, responsáveis e membros da comunidade.
  • Outras áreas: Esporte, cultura, assistência social, etc.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo