Assinale a característica que não corresponde aos elementos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q866182 Direito Administrativo
Assinale a característica que não corresponde aos elementos caracterizadores da permissão de serviço público, conforme expresso na legislação pertinente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A presente questão trata da permissão do serviço público e de suas características, sendo a resposta certa aquela que não traduz um dos elementos caracterizadores dessa espécie de delegação do serviço público, ou seja, objetiva-se encontrar a afirmativa ERRADA.

Passemos à análise das opções.

OPÇÃO A: Os serviços públicos não privativos do Estado são também chamados de serviços sociais, quando exercidos por particulares são considerados atividade econômica em sentido estrito e NÃO PODEM ser objeto de concessão ou de PERMISSÃO (como expõe esta opção) e sim de autorização. Cumpre ressaltar que na prestação de serviços de educação há serviço público até mesmo quando ele é realizado pelo setor privado (nos termos do art. 209 da Constituição da República). Sendo assim, esta opção está ERRADA.

OPÇÃO B: De fato, a permissão é levada a efeito A TÍTULO PRECÁRIO, na forma do art. 2º, inciso IV, da Lei nº 8.987/95. Esta opção está CORRETA.

OPÇÃO C: Da mesma forma, a permissão é feita EM FAVOR DE PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA, com base no art. 2º, inciso IV, da Lei nº 8.987/95, sendo a presente opção CORRETA.

OPÇÃO D: Nos exatos termos do caput do art. 40 da Lei nº 8.987/95, a formalização da permissão se dá por meio de CONTRATO DE ADESÃO. Opção CORRETA.

OPÇÃO E: A permissão sempre deve ser precedida de licitação (art. 2º, inciso IV e art. 14 c/c Parágrafo Único do art. 40, todos da Lei nº 8.987/95) e por ato que demonstre seu objeto, área e prazo (art. 23 c/c Parágrafo Único do art. 40, ambos da Lei nº 8.8987/95). Opção também CORRETA.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarto Letra A

Trata-se de questão do tipo “cara-crachá”. Nesse caso, a banca examinadora não testa conhecimento, mas quer saber apenas se você leu os dispositivos que normalmente vêm expressos no edital.

Le 8987

Art. 2o Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

        II - concessão de serviço público: a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado;


        III - concessão de serviço público precedida da execução de obra pública: a construção, total ou parcial, conservação, reforma, ampliação ou melhoramento de quaisquer obras de interesse público, delegada pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para a sua realização, por sua conta e risco, de forma que o investimento da concessionária seja remunerado e amortizado mediante a exploração do serviço ou da obra por prazo determinado;


        IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

Art. 40. A permissão de serviço público será formalizada mediante contrato de adesão, que observará os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitação, inclusive quanto à precariedade e à revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente

bons estudos

Complementando o comentário do colega Renato, a letra A é incorreta porque diz que a permissão se refere a serviços não exclusivos do Estado.

Na verdade, a permissão é feita em relação a serviços exclusivos do Estado.

Serviços públicos não exclusivos do Estado são todos os serviços públicos sociais que também podem ser prestados por particular. Nesse caso, o Estado apenas supervisiona, regulamenta e acompanha a execução desses serviços.

Serviços públicos exclusivos do Estado são os que só podem ser prestados pelo Estado, direta ou indiretamente.

Em meu resumo apenas constava a obrigatoriedade de licitação prévia, em qualquer modalidade. Alguém pode me explicar o restante da letra E - " e por ato que caracterize seu objeto, área e prazo." ?

 

 

 

Lei 8987

Letra e.

Art. 23. São cláusulas essenciais do contrato de concessão as relativas:

I - ao objeto, à área e ao prazo da concessão;

A prestação de serviços públicos NÃO EXCLUSIVOS DO ESTADO, NÃO depende de delegação, trata-se de AUTORIZAÇÃO DE POLÍCIA, decorrente do poder de polícia - FONTE: MANUAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO - MATHEUS CARVALHO.

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo