Considere os artigos a seguir. • Art. 325 do Código Penal p...
Considere os artigos a seguir.
• Art. 325 do Código Penal prevê “Revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação”.
• Art. 94 da Lei Nº 8.666/93 (Lei de Licitações) estabelece “Devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório, ou proporcionar-lhe a terceiro o ensejo de devassa-lo”.
Sobre esses dois tipos penais, analise as assertivas a seguir.
I. O Art. 94 da Lei de Licitações revogou o Art. 325 do Código Penal.
II. Quem comete o crime do Art. 94 da Lei de Licitações também pratica o crime do Art. 325 do Código Penal.
III. Em caso de concurso aparente de normas entre esses dois tipos penais e sendo caso de crime contra as licitações, o conflito será resolvido pelo princípio da subsidiariedade.
IV. Em caso de concurso aparente de normas entre esses dois tipos penais e sendo o caso de crime contra as licitações, o conflito será resolvido pelo princípio da especificidade.
Sobre essas assertivas, pode-se afirmar:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra D
I - Errado, não houve revogação, mas apenas aplicação do princípio da especialidade, que propugna que a lei que trata de casos especiais deve se sobrepor às leis gerais
II - Quem comete o crime do Art. 94 da Lei de Licitações não pratica o crime do Art. 325 do Código Penal, em face do princípio da especialidade
III - Errado, apesar de o crime de violação de sigilo funcional permitir o instituto da subsidiariedade, já que o próprio texto prevê que: " Pena - detenção, de seis meses a dois anos, ou multa, se o fato não constitui crime mais grave", não é o caso de se aplicar nesse caso, pois para haver subsidiariedade pressupõe duas normas de mesma do mesmo plano (2 crimes no CP, sendo um deles o de violação de sigilo funcional, o outro crime DEVE prevalecer sobre aquele). Já a especiliadade pressupõe duas normas em planos diferentes, o que acarreta uma aparente conflito de normas, a do plano geral tem sua aplicação preterida em face da lei especial.
IV - CERTO: Em caso de concurso aparente de normas entre esses dois tipos penais e sendo o caso de crime contra as licitações, o conflito será resolvido pelo princípio da especificidade (ou especialidade).
bons estudos
Conflito aparente de normas:
Subsidiariedade
Especialidade
Consunção
Alternatividade
Essa banca gosta de se embananar. Mais uma questão para ser anulada, pois possui duas alternativas corretas, as alternativas B e D.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo