Leia o texto a seguir. A gestão democrática é parte do proje...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2773719 Pedagogia

Leia o texto a seguir. A gestão democrática é parte do projeto de construção da democratização da sociedade brasileira. Nesse sentido, a construção do projeto político-pedagógico, a participação em conselhos, a eleição para diretores, a autonomia financeira, são processos pedagógicos de aprendizagem da democracia, tanto para a comunidade escolar, quanto para a comunidade em geral, porque a participação, depois de muitos e muitos anos de ditadura, é um longo processo de construção.


(PERONI, Vera Maria Vidal. A gestão democrática da educação em tempos de parceria entre o público e o privado. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 2, maio/ago., 2012.)


Na perspectiva da análise da autora, do ponto de vista do que é instituído legalmente, analise as afirmativas.


I - Deve ser estimulada a participação e a consulta de profissionais da educação, alunos e seus familiares na formulação dos projetos político-pedagógicos, currículos escolares, planos de gestão escolar e regimentos escolares, assegurando a participação dos pais na avaliação de docentes e gestores escolares.

II - As normas da gestão democrática do ensino público na educação básica serão definidas conforme os princípios de participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

III - Deve-se assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho, com ou sem consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto.

IV - Deve-se estimular, em todas as redes de educação básica, a constituição e o fortalecimento de grêmios estudantis e associações de pais, assegurando-lhes espaços adequados e condições de funcionamento nas escolas, independente da articulação com os conselhos escolares, com vista a assegurar a autonomia das representações.


Está correto o que se afirma em

Alternativas