Segundo a UNESCO, a aplicação de um programa de gestão de d...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E
A alternativa E estabelece que os órgãos devem, ao menos, guardar os documentos produzidos/acumulados enquanto aguardam a criação de uma instituição arquivística pública que possa recolher aqueles de valor permanente. Essa é a alternativa correta, pois reflete a situação mais básica e comum entre os municípios do Estado de São Paulo. Em muitos casos, esses municípios ainda não possuem sistemas de gestão de documentos plenamente desenvolvidos e operacionais, necessitando apenas assegurar que os documentos sejam mantidos até que possam ser transferidos para uma instituição arquivística pública.
Justificativa das alternativas incorretas:
A - A alternativa A sugere que os órgãos devem contar, ao menos, com programas de retenção e eliminação de documentos e estabelecer procedimentos para recolher à instituição arquivística pública aqueles de valor permanente. Embora essa seja uma etapa importante da gestão de documentos, ela não reflete a realidade mais básica e comum dos municípios de São Paulo, que frequentemente não possuem tais programas implementados.
B - A alternativa B adiciona a necessidade de existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário. Isso já implica um nível adicional de complexidade e organização na gestão de documentos, o que não é a realidade da maioria dos municípios do Estado de São Paulo.
C - A alternativa C vai além, incluindo a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários e correspondência e a implantação de sistemas de arquivos. Este nível de detalhamento e de infraestrutura é ainda mais elevado do que o necessário para a maioria dos municípios do Estado de São Paulo, que estão em estágios mais iniciais de desenvolvimento na gestão de documentos.
D - A alternativa D descreve um nível altamente sofisticado de gestão documental, que inclui, além de todas as atividades mencionadas anteriormente, a gestão de diretrizes administrativas, de telecomunicações e o uso de recursos de automação. Este nível avançado está longe de ser a realidade da maioria dos municípios do Estado de São Paulo.
Em resumo, a alternativa E é a mais adequada para descrever a situação da maioria dos municípios do Estado de São Paulo em relação à gestão de documentos, pois eles ainda estão em estágios iniciais e basicamente se limitam a guardar os documentos até que uma instituição arquivística pública seja capaz de recolhê-los.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Engraçado como essa questão é subjetiva. Os níveis os quais a questão comenta são os criados pelo James Rhoads e já caiu em várias questões do CESPE. As letras A, B, C e D são conceitos dos níveis mínimo, mínimo ampliado, intermediário e máximo, respectivamente (vou colocar o link). Mas o que eu quero dizer quando mencionei a subjetividade é que na letra E, ao estabelecer que o nível do programa de gestão de documentos aplicado aos municípios do Estado de SP é o que "estabelece que os órgãos devem, ao menos, guardar os documentos produzidos/acumulados enquanto aguardam a criação de instituição arquivística pública que possa recolher aqueles de valor permanente." é completamente fora dos preceitos do James Rhoads além do fato de que é absurdo cobrar de um candidato algo tão generalista, além de estar fora da teoria. Mas como não estamos aqui para brigar com banca nenhuma, aceitemos o entendimento e levemos paras provas da banca VUNESP.
Para quem quiser saber mais sobre os níveis estabelecidos pelo James Rhoads, aqui está o link de um texto do José Maria Jardim que destacou os níveis: http://arquivar.com.br/site/wp-content/uploads/2007/09/O-Conceito-e-a-Pratica-de-Gestao-de-Documentos.pdf
Questão complicada Acredito que esteja se referindo ao Nível Mínimo, porém com outras palavras.
Existem quatro níveis de aplicação de programas de gestão de documentos:
NÍVEL MÍNIMO • Estabelece que o governo deve contar, ao menos, com
programas de retenção e eliminação de documentos e
procedimentos para recolhimento ao arquivo nacional
daqueles de valor permanente.
NÍVEL MÍNIMO AMPLIADO • Complementa o mínimo, com a existência de um ou mais
centros de arquivamento intermediário.
NIVEL INTERMEDIÁRIO• O nível intermediário compreende os dois primeiros
(mínimo e mínimo ampliado), bem como a adoção de
programas básicos que consistem, geralmente, em
elaboração e gestão de formulários, elaboração de
sistemas de arquivos corrente, gestão de correspondência
e documentos vitais etc.
NÍVEL MÁXIMO • O nível máximo inclui todos os níveis já descritos (mínimo,
mínimo ampliado e intermediário), complementados por
gestão de diretrizes administrativas, de correspondência e
telecomunicações, de máquinas copiadoras, uso de
recursos de automação etc.
FONTE : https://www.arquivologiaparaconcurso.com/tpicos-de-arquivologia
E
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo