A gestão do capital humano é realizada com base nas destreza...
seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
No contexto da gestão de pessoas, a gestão do capital humano é um elemento crítico para o sucesso de uma organização. Capital humano consiste nas habilidades, conhecimentos e experiências que os colaboradores trazem para a empresa. A eficaz administração desse capital é fundamental para promover a inovação, melhorar a eficiência dos processos e, em última análise, sustentar uma vantagem competitiva no mercado.
Esta questão aborda a concepção de que as organizações dependem das competências e saberes de suas equipes para se destacarem em um ambiente competitivo. A gestão do capital humano, portanto, não se limita apenas à seleção e formação de pessoal, mas também inclui o desenvolvimento contínuo e a retenção desses ativos valiosos, que são os funcionários.
A alternativa está correta pois reconhece que a gestão do capital humano visa gerar e manter uma vantagem competitiva duradoura, o que é alcançado por meio de práticas estratégicas de gestão de pessoas que asseguram que as habilidades e conhecimentos dos colaboradores são aproveitados de maneira eficaz e alinhados aos objetivos da empresa.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Adam Smith definiu o capital humano da seguinte forma:
"Em quarto lugar, as habilidades adquiridas e úteis de todos os habitantes ou membros da sociedade. A aquisição de tais talentos, por meio da manutenção do adquirente durante a sua educação, estudo ou aprendizagem, sempre custa uma despesa real, que é capital fixo e realizado, por assim dizer, em sua pessoa. Esses talentos, fazem parte de sua fortuna, tal como também da sociedade à qual ele pertence. A destreza melhorada de um trabalhador pode ser considerada a mesma que uma máquina ou um instrumento de comércio, que facilita o trabalho, e que, embora os custos, que reembolsa as despesas com um lucro. "
Logo, Smith argumentou, que a força produtiva do trabalho é dependente da divisão do trabalho: "O maior aprimoramento nas forças produtivas do trabalho, e a maior parte da habilidade, destreza, e julgamento com o qual é dirigido em qualquer lugar, ou aplicada, parecem ter sido os efeitos da divisão do trabalho".
Na minha opinião, a gestão do capital humano não objetiva gerar e manter a vantagem competitiva das pessoas em face ao ambiente.
Quem faz a gestão do capital humano é a empresa, seus gestores e o RH, e o objetivo é manter a vantagem competitiva da empresa em face ao ambiente da concorrência, ou seja, objetiva adequar a gestão de pessoas aos objetivos organizacionais da empresa, para gerar lucros e se expandir.
Não há que se falar em "vantagem competitiva das pessoas", a gestão do capital humanos visa a vantagem competitiva da empresa!
Alguém concorda com esse ponto de vista?
Pois o interesse da organização ao gerir o capital intelectual está em manter ou criar uma "vantagem competitiva organizacional"....
Se alguém tiver alguma referência que justifique o posicionamento da banca, agradeço...
valeuuu
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo