A articulação da psicopedagogia com as ...
I. É uma força que age expulsando da consciência os acidentes patogênicos
II. Se deve à incapacidade inata para a síntese por parte do aparelho psíquico.
III. É formado a partir de precipitados de experiências emocionais denominadas de trauma psíquico.
IV. É um substituto do reprimido, disfarçado e irreconhecível.
A respeito do conceito de sintoma em Freud, estão corretas as afirmações.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - III e IV.
Para entender bem essa questão é fundamental conhecer o conceito de sintoma dentro da psicanálise freudiana. Freud entendeu o sintoma não como algo meramente patológico, mas como um sinal de algo que está ocorrendo no inconsciente do indivíduo. Nesse sentido, o sintoma é uma manifestação do conflito psíquico que foi reprimido e que encontra uma forma distorcida de expressão no consciente.
III. É formado a partir de precipitados de experiências emocionais denominadas de trauma psíquico. Esta afirmativa está correta porque, segundo Freud, um sintoma é frequentemente o resultado de um evento traumático que não foi completamente assimilado pelo psiquismo. Este trauma, não podendo ser processado adequadamente, é reprimido e influencia o comportamento do indivíduo através de sintomas.
IV. É um substituto do reprimido, disfarçado e irreconhecível. Esta afirmativa também é verdadeira. O sintoma é uma forma de expressão do material reprimido. Ele age como uma espécie de compromisso entre o desejo que busca expressão e as defesas contra esse desejo. Dessa maneira, ele é um substituto disfarçado para algo que o indivíduo não pode confrontar diretamente.
As outras duas alternativas não estão corretas:
- A alternativa I não é verdadeira porque Freud não define o sintoma como uma força expulsora, mas sim como uma expressão simbólica de um conflito latente.
- A alternativa II também não é correta porque a incapacidade para a síntese não é o fator determinante na formação de sintomas, mas sim o conflito entre as forças psíquicas e o material reprimido.
O conhecimento necessário para resolver essa questão envolve a teoria psicanalítica, especificamente os conceitos de repressão, inconsciente, trauma psíquico e formação de sintomas na teoria freudiana.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo