Suponha‐se que determinado órgão público tenha resolvid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1101249 Arquivologia
Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item.
Suponha‐se que determinado órgão público tenha resolvido arquivar os documentos sob sua responsabilidade, levando em consideração a estrutura e as atividades dos órgãos que criaram os documentos. Nesse caso, a decisão baseou‐se no princípio da organicidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A organicidade é a característica que faz com que um documento se torne um documento de arquivo.

Um documento orgânico é aquele que foi produzido ou recebido no desenvolvimento das atividades de uma instituição para subsidiar suas funções.

A questão afirma que o arquivamento será realizado com base na estrutura e nas atividades das instituições produtoras. Isso quer dizer que o arquivamento levará em consideração a organicidade do documento, ou seja, o fato do documento der sido produzido ou recebido para subsidiar atividades institucionais, o que está correto.

Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Principio da Organicidade: é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora acumuladora em suas relações internas e externas

Certo.

Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. Vejamos outros princípios:

Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

Fonte: https://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/tecnico-judiciario-tre-acre/teoria-arquivistica-principios.html

Exemplo: STM produz documentos relacionados justiça militar!

GABARITO: CERTO

O princípio da Organicidade determina que relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, as funções e a atividades da entidade produtora.

Gostaria de saber por que não é o Principio de respeito à ordem primitiva / Original , também conhecida como Princípio da Custódia intacta/ Santidade.... Já que neste o arquivo deve conservar a organização dada pelo órgão, entidade ou pessoa que o produziu.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo