O behaviorismo radical e a terapia comportamental cognitiva ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q170212 Psicologia
Acerca das teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens a
seguir.

O behaviorismo radical e a terapia comportamental cognitiva são práticas diferentes porque partem de pressupostos diferentes, em que a própria definição de comportamento é distinta. O cognitivismo atribui ao mental uma força causadora, iniciadora de outros comportamentos, o que não coincide com a maneira como o behaviorismo radical conceitua e trabalha o comportamento. O behaviorismo promove a pessoa integral, incluindo seu mundo interno, comportamentos e sentimentos, e aquilo que ela expressa publicamente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo.

A questão aborda dois importantes conceitos dentro das teorias e técnicas psicoterápicas: o behaviorismo radical e a terapia comportamental cognitiva. Ambas são abordagens distintas dentro da psicologia, que diferem principalmente na forma como entendem o comportamento humano.

Behaviorismo radical, uma teoria desenvolvida por B.F. Skinner, propõe que o comportamento é uma função de interações entre o ambiente e o indivíduo. Para esta abordagem, todos os comportamentos, incluindo pensamentos e sentimentos, são considerados comportamentos observáveis de uma forma ou de outra, mesmo que não sejam públicos. O behaviorismo radical enfatiza a análise do comportamento em si, considerando o mundo interno do indivíduo como parte do ambiente que influencia este comportamento.

Por outro lado, a terapia comportamental cognitiva integra aspectos do cognitivismo, que sugere que os pensamentos e processos mentais têm uma força causadora sobre os comportamentos. Nesta perspectiva, o que ocorre mentalmente pode iniciar ou modificar comportamentos externos. A terapia comportamental cognitiva trabalha com a ideia de que modificar padrões de pensamento pode levar a mudanças em comportamentos e emoções.

A questão corretamente afirma que estas são práticas diferentes, pois os pressupostos sobre o comportamento são distintos. O cognitivismo atribui um papel ativo aos processos mentais, enquanto o behaviorismo radical vê todos os aspectos do comportamento, incluindo o que é considerado "interno", como parte do mesmo sistema de análise.

Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para entender a diferença entre estas abordagens. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

...eu tenho dúvidas nesta resposta!...

O behaviorismo considerar o mundo interno, acho que não.

errada a questão

Ora o behaviorismo só considera o comportamento, ora os processos internos são considerados. Cespe não decide o que acha da teoria. 

FDP!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo