Na modelagem de processos com BPMN (Business Process Model ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2348442 Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Na modelagem de processos com BPMN (Business Process Model and Notation) se tem três tipos básicos de submodelos em um modelo BPMN. São eles:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

C) processos privados / processos abstratos / processos de colaboração.

  • A) Incorreta. A terminologia "processos distintos" não é específica para modelagem BPMN.
  • B) Incorreta. A classificação "meio/fim/iniciais" não se aplica aos tipos de submodelos BPMN.
  • D) Incorreta. "Processos compostos/independentes/inter-relacionados" se refere à estrutura interna dos submodelos, não aos tipos em si.
  • E) Incorreta. "Processos ágeis/slaves/masters" não são conceitos oficiais na modelagem BPMN.

Na modelagem de processos com BPMN, podemos distinguir três tipos de submodelos, que são:

  1. Processos Privados (Private Processes): São processos internos a uma organização. Eles podem ser executados sem interação direta com outras entidades externas. Esses processos são modelados inteiramente dentro dos limites da organização e não há troca de mensagens visível com participantes externos. Exemplo: um fluxo de aprovação de documentos dentro de uma empresa.
  2. Processos Abstratos (Abstract Processes): Também chamados de Processos Públicos, descrevem as interações entre um processo interno de uma organização e o exterior, sem detalhar o que acontece dentro da organização. Somente as atividades visíveis para os participantes externos são mostradas, ou seja, as trocas de mensagens com outras entidades. O detalhamento das atividades internas é omitido.
  3. Processos de Colaboração (Collaboration Processes): Esses processos mostram as interações entre dois ou mais processos ou entidades. Utiliza-se um diagrama de colaboração para mostrar como diferentes processos (ou participantes) trocam mensagens e colaboram entre si. É representado por múltiplos "pools" (piscinas), que representam as entidades colaborando, e as mensagens trocadas entre elas.

Esses submodelos ajudam a estruturar os processos de uma maneira que torna as interações e operações internas e externas mais fáceis de entender e analisar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo