Com relação à prisão, julgue o item subseqüente.A prisão pre...
Com relação à prisão, julgue o item subseqüente.
A prisão preventiva, que pode ser decretada pela autoridade
judiciária durante o processo criminal, não é cabível na fase
do inquérito policial.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (44)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado.
Art. 311, Código de Processo Penal. Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva [...] (Redação dada pela Lei nº 13.964, de 2019)
Embora seja a terceira alteração no artigo, essa primeira parte manteve-se inalterável.
GAB Errado
DECRETAÇÃO
I)Em se tratando de uma ferramenta de restrição de liberdade processual, apenas pode ser decretada pelo juiz (cláusula de reserva de jurisdição)
II)Com a atualização do pacote anticrime:
Existe uma hipótese excepcionalíssima de decretação da preventiva DE OFÍCIO PELO JUIZ: apenas quando, havendo requerimento prévio, o juiz decreta, logo após a revoga, podendo (agora sim) redecretá-la de ofício.
MOMENTO
tanto na fase inquisitorial quanto na fase acusatória.
Mudanças que a Lei 13.964 traz quanto a prisão preventiva e a ação do juiz:
1) juiz não pode agir de ofício no IP nem no processo penal;
Art. 311. Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.
2) mas, o juiz pode revogar a preventiva de ofício:
Art. 316. O juiz poderá, de ofício ou a pedido das partes, revogar a prisão preventiva se, no correr da investigação ou do processo, verificar a falta de motivo para que ela subsista, bem como novamente decretá-la, se sobrevierem razões que a justifiquem.
Para aqueles que irão fazer provas após a alteração do Pacote anticrime o juiz não pode mais decretar prisão preventiva nem mesmo no curso do processo. Porém...
O juiz poderá, DE OFÍCIO OU A PEDIDO DAS PARTES, revogar a medida cautelar ou substituí-la quando verificar a falta de motivo para que subsista , BEM COMO VOLTAR A DECRETÁ-LA, se sobrevierem razões que a justifiquem.
o que não cabe é a prisão de ofício. Mas cabe preventiva tanto no IP quanto no decorrer do processo. Vale salientar que a temporária é somente no IP.
PARAMENTE-SE!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo