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Q351954 Arquitetura de Software
Julgue os itens subsecutivos, acerca de design patterns.

Um padrão (pattern) tem pelo menos os seguintes elementos: nome, problema, solução e consequência.
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Gabarito: C - certo

Para compreender a questão abordando Design Patterns, ou Padrões de Projeto, é essencial reconhecer que eles são soluções generalistas para problemas recorrentes no design de software. Os padrões de projeto são muito mais do que simplesmente um conjunto de códigos específicos; eles são uma combinação de práticas recomendadas que ajudam os desenvolvedores a resolver problemas de arquitetura de software de maneira eficiente e elegante.

Conforme descrito na questão, um padrão de projeto é caracterizado por quatro elementos fundamentais:

  • Nome: Uma maneira de identificar o padrão de forma concisa. Facilita a comunicação entre os desenvolvedores e ajuda na documentação do software.
  • Problema: Descreve as situações em que o padrão pode ser aplicado, incluindo seus desafios e o contexto.
  • Solução: Não é uma receita pronta de código, mas uma descrição abstrata de como projetar uma estrutura que resolva o problema. A solução inclui as responsabilidades dos elementos de design, como eles são organizados e interagem entre si.
  • Consequência: Discute os resultados e as compensações de se usar o padrão, incluindo os benefícios e as possíveis desvantagens que podem surgir.

Esses elementos são cruciais porque oferecem uma visão completa do padrão, permitindo que os desenvolvedores entendam não apenas como implementar uma solução, mas também quando ela é apropriada e quais as implicações de sua adoção.

Portanto, a afirmativa está correta porque reconhece que os padrões de projeto contêm essas quatro partes essenciais. Compreender bem cada um desses elementos é fundamental para aplicar corretamente os Design Patterns e para garantir que a arquitetura de software seja sólida, sustentável e facilmente compreensível para toda a equipe de desenvolvimento.

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São justamente os 4 elementos essenciais

Elementos essenciais de um Design Pattern


Um Nome

Descreve o problema de projeto, suas soluções e consequências em poucas palavras

Permite projetar num nível mais alto de abstração

Permite falar com outros sobre soluções e documentar código, já que os nomes de padrões estão ficando padronizados"

       Todo mundo" conhece os 23 padrões da GoF

        É equivalente a padronizar "lista encadeada", "pilha", etc. no mundo das estruturas de dados



O Problema

Descreve quando aplicar o padrão

Descreve o problema e o contexto

Pode descrever problemas específicos de projeto

         Exemplo: como representar algoritmos como objetos?

Pode descrever estruturas de objetos ou de classes que são sintomas de um projeto inflexível

Às vezes, o padrão lista condições que devem se aplicar para usar o padrão



A Solução

Descreve os elementos constituintes do projeto, seus relacionamentos, responsabilidades e colaborações

A solução não descreve um projeto ou implementação concretos porque um padrão é um gabarito de solução para várias situações



As Consequências

Os resultados e trade-offs da aplicação do padrão

Diz respeito a trade-offs de espaço, tempo, flexibilidade, extensibilidade, portabilidade

Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/pat/elem.htm


Um padrão de projeto tem quatro elementos essenciais:


1. O NOME do padrão;


2. O PROBLEMA (situação na qual aplicar o padrão);


3. A SOLUÇÃO;


4. As CONSEGUÊNCIAS (os resultados e análises das vantagens e desvantagens da aplicação do padrão);



Padrões de Projeto: Soluções reutilizáveis de software orientado a objetos / Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides

2017

Um padrão de projeto nomeia, identifica e abstrai os aspectos-chave de uma estrutura de projeto comum para torná-la útil para a criação de um projeto orientado a objetos reutilizável. Um padrão, em geral, possui quatro elementos essenciais; assinale-os.

 a) Solução; aplicação; abstração; e, reutilização.

 b)  Problema; elementos; abstração; e, consequências.

 c) Consequências; aplicação; reutilização; e, problema.

 d) Nome do padrão; problema; solução; e, consequências.

 

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