Julgue o item seguinte.O comerciante tem o dever de apresent...
Julgue o item seguinte.
O comerciante tem o dever de apresentar os livros fiscais e
comerciais ao fisco, mas só no que diz respeito aos de escrita
obrigatória, ainda que escriture outros livros fiscais que por
lei não lhe sejam exigidos.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sumula 439 - (STF) - Estão sujeitos a fiscalização tributária ou previdênciaria quaisquer livros comerciais, limitado ao exame aos pontos objeto da investigação. Pegadinha sa cana da banca. A obrigação surgirá quando houver a exigência pelo fisco.
Achei essa redação bem esquisita.... acabei errando.
De acordo como material do Estratégia Concursos (aula 12 - Receita Federal)
Súmula STF 439 - Estão sujeitos a fiscalização tributária ou previdenciária quaisquer livros comerciais, limitado o exame aos pontos objeto da investigação.
Repare que o STF deixa claro que quaisquer livros comerciais estão submetidos à fiscalização tributária ou previdenciária. O que isso quer dizer? Ora, até mesmo aqueles livros que não são de escrituração obrigatória (não constituem obrigações acessórias) submetem-se ao exame do Fisco.
Questão errada.
Veja que que “Livros opcionais” são aqueles que as empresas escrituram se quiser, para melhor organização interna da empresa. A discussão que apareceu no Judiciário foi a seguinte: se o fiscal pegar esse livro opcional e descobrir, nele, um monte de coisa (errada), o fiscal poderá usar isso contra o contribuinte? O STJ entendeu que o livro, realmente, é opcional, mas se ele existir, sua apresentação é obrigatória.
Esse gabarito não é ERRADO não? Não tem lógica isso ser certo...
Com base no trecho da Obra de Ricardo Alexandre:
"O sujeito passivo não é obrigado a manter livros opcionais. Assim, se a fiscalização requisita livro opcional e o sujeito passivo informa que não procede à escrituração do livro requisitado, nenhuma punição lhe pode ser aplicada. Todavia, se mantém o livro – tanto é que o Fiscal o viu – não pode se negar a apresentá-lo, sob pena de configuração de embaraço à fiscalização ou ilícito mais grave". De ante do exposto, podemos concluir que, no caso tratado na questão, como o sujeito passivo acabou escriturando os livros não obrigatórios, terá ele, no exercício da fiscalização, colocá-los à mostra, pois é como diz aquele velho ditado: "ajoelhou tem que rezar".
Dada a justificativa acima, o gabarito deveria ter sido dado como ERRADO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo