Em 1998, o então Ministério da Educação e do Desporto public...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2672214 Pedagogia

Em 1998, o então Ministério da Educação e do Desporto publicou o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que integrava a série de documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, entre os quais foi publicado o caderno de orientação sexual, um dos temas transversais. A sexualidade também é abordada no segundo volume do referencial para a educação infantil, cujos assuntos pautados direcionam-se à construção da identidade e da autonomia das crianças.


Tendo isso em mente, analise as afirmativas abaixo.


1. A sexualidade é inerente à vida e à saúde, se manifesta desde o momento do nascimento até a morte, de formas diferentes a cada etapa do desenvolvimento.

2. As manifestações de sexualidade afloram em todas as faixas etárias. Ignorar, ocultar ou reprimir são as respostas mais habituais dadas pelos profissionais da escola. Essas práticas se fundamentam na ideia de que o tema deva ser tratado exclusivamente pela família.

3. A compreensão da sexualidade como um processo amplo, cultural e inerente ao desenvolvimento das crianças pode auxiliar o professor diante das ações exploratórias das crianças ou das perguntas que fazem a respeito do tema.

4. A marca da cultura faz-se presente desde cedo no desenvolvimento da sexualidade infantil, por exemplo, na maneira como os adultos reagem aos primeiros movimentos exploratórios que as crianças fazem em seu corpo.

5. Dentre as questões relacionadas à sexualidade, as relações de gênero ocupam um lugar central.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas