Em um mercado extrativista de carvão mineral, duas empresas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: UDESC Órgão: IMA-SC Prova: UDESC - 2019 - IMA-SC - Economista |
Q1640943 Economia
Em um mercado extrativista de carvão mineral, duas empresas dominam a oferta local (empresa A e empresa B). São consideradas um caso especial de oligopólio, um duopólio. Como interagem no mesmo ambiente, suas estratégias de produção (alta ou baixa) afetam mutuamente os lucros de ambas. A alta extração pressiona os preços para baixo e a baixa extração causa escassez, o que nivela para cima os preços. Os lucros individuais, então, vão oscilar e, devido à relação existente entre os retornos das empresas, diferentes resultados podem ocorrer. Todos os dias as empresas apenas decidem se vão produzir muito ou pouco. As possibilidades estão descritas na matriz de payoff abaixo:
Imagem associada para resolução da questão Analise as proposições em relação à informação e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Caso o jogo tenha apenas uma rodada, a estratégia dominante e as possibilidades de lucro esperado, para a empresa B, será de produção alta e um lucro de $ 8 bi ou $ 12 bi.
( ) Em um eventual conluio, ambas as empresas ganhariam o máximo lucro, ou seja, $ 12 bi para cada.
( ) Caso ambas as empresas empreguem as suas respectivas estratégias dominantes, a produção será alta e o lucro será o máximo possível para cada, na primeira rodada.
( ) Supondo um conluio no início do jogo, o lucro na rodada seguinte será de $ 12 bi para a empresa B, caso ela rompa o acordo e a empresa A coopere.
( ) Na possiblidade de jogos repetidos ao infinito sem conluio, a adoção da estratégia tit-for-tat (olho-por-olho), por ambas as empresas, resultará em um equilíbrio de Nash.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
Alternativas