Considerando o recente aumento de casos de autolesão na adol...
Considerando o recente aumento de casos de autolesão na adolescência e as teorias e técnicas na clínica do adolescente, julgue o item seguinte.
Em função dos diversos diagnósticos possíveis associados às autolesões na adolescência, recomenda-se que as propostas de intervenção sejam personalizadas caso a caso.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Autolesão são agressões provocadas no próprio corpo de forma deliberada, propositalmente. Existem duas manifestações de autolesão: autolesão com pretensão final de suicídio e autolesão sem ideação suicida (ALNS). Também pode ser denominada self-cutting ou self-injury e é uma prática atual que frequentemente se manifesta na adolescência e na fase de adulto jovem.
Para a intervenção/atendimento aos adolescentes que possuem esse tipo de comportamento, faz-se necessário atender os/as adolescentes e vê-los com suas individualidades, incentivando a autonomia, o desenvolvimento do indivíduo como ser social, cidadão, ser ativo nas relações de poder, reprodutor de discursos e um ser de resistência. Devemos levar em conta que os fatores de risco sociais, familiares e individuais diferenciam-se em cada adolescente, portanto é primordial que haja personalização na intervenção.
Gabarito da professora: CERTO
Fonte: Departamento Científico de Adolescência (2016 - 2018). Autolesão na adolescência: como avaliar e tratar. Sociedade Brasileira de Pediatria:Nº 12.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a terapêutica deve considerar as particularidades de cada paciente, sendo que, para sua definição, é imprescindível a realização de estudos de casos clínicos, em equipe interdisciplinar.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-32692020000200007
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo